Logo JECRIPE Ícone

JECRIPE

Grátis
84.77 MB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8
Adicionado em : 04/05/2010 JECRIPE Team
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie!
+6 Avaliações
  • Foto de Lelton Melo da Fonseca
    Lelton Melo da Fonseca 20 de abril de 2011 - 14:13
    10
    Nota Excelente!
    Trabalho com alunos com deficência Intelectual e achei uma ótima ferramenta para trabalhar com meus alunos. Acho que jogos assim contribuem de uma maneira muito grande para o desenvolvimento intelectual das crianças e adolescentes com deficiência.
  • Foto de NILTON MATSUI
    NILTON MATSUI 13 de maio de 2014 - 12:20
    0
    Nota Ruim!
    Trabalho no Núcleo Tecnológico Municipal "Maria Tereza da Silveira Gava". Estou estudando alguns softwares para trabalhar com professores das salas de recursos que atendem os alunos da Rede Municipal de Sinop-MT, conheci o Jecripe, baixamos e vamos estudá-lo para repassar suas funcionalidades aos professores afim de trabalhar com seus alunos.

Descrição

Ana Paula Pereira
Jogo cuja proposta é proporcionar entretenimento e auxiliar no estímulo de crianças com Síndrome de Down

O JECRIPE foi lançado no dia 14 de abril de 2010 e trata-se de um jogo cuja proposta é proporcionar entretenimento e auxiliar no estímulo de crianças com Síndrome de Down em idade pré-escolar. Este foi o primeiro jogo eletrônico desenvolvido para atender as necessidades específicas deste grupo.

Todas as brincadeiras desenvolvidas nesse jogo foram apresentadas de acordo com pesquisas realizadas pela equipe do projeto, de forma que elas estimulam a criança para atividades interativas de forma progressiva. Ele conta com tarefas que envolvem “clicar e arrastar” objetos, mover elementos para atividades específicas e até mesmo imitação de gestos (através de dançar uma música).

Cenário

O jogo apresenta na interface inicial um mapa do “ilha do Jecripe”, na qual a criança encontra três casas para começar as brincadeiras. Adicionalmente, há um garotinho chamado Betinho (personagem principal), que é uma criança com feições de Síndrome de Down, que acompanha o jogador em todas as suas atividades.

Em todas as atividades há a narrativa do cenário e do que está sendo solicitado à criança. Adicionalmente, há o estímulo positivo incentivando a continuar o jogo e expressando felicidade pelos acertos.

Cenário central: casinhas para escolher

A casa à esquerda (Casa da Música), traz atividades envolvendo dança e imitação de gestos. Nessa área, em cada um das janelinhas é tocada uma música e o Betinho convida a criança a dançar juntamente com ele, imitando seus gestos. A casinha do meio apresenta um novo amiguinho: o Samuca.

O Samuca é um bebezinho que, como ainda não sabe se comunicar falando, aponta os objetos desejados nas prateleiras, para que a criança os leve até ele. A casa à direita (Casa das Bolhas) traz uma atividade relacionada à movimentação livre na tela (estourar bolhas) e outra que necessita combinar elementos e cores (colocar brinquedos na caixa da mesma cor).

Dance com o Betinho!

Nossa Opinião sobre o JECRIPE

O JECRIPE é um jogo que estimula o raciocínio e atenção das crianças por meio de atividades que envolvem combinação de cores, associação de objeto e lugar, imitação de gestos, etc. Todos os cenários são muito alegres e coloridos, com uma música de fundo tranqüila, trazendo serenidade enquanto a criança se diverte.

O Betinho, por tratar-se de uma criança com feições de Síndrome de Down, possibilita a identificação do jogador, sendo uma ideia muito interessante para estimular o envolvimento nas atividades. Especialmente falando das atividades na Casa da Música, onde o Betinho faz as coreografias para serem imitadas pela criança.

Certamente o JECRIPE é uma ótima iniciativa para o entretenimento e estímulo de crianças com necessidades especiais.

Prós & Contras

Prós

  • Interface amigável;
  • Narrativa de todas as atividades;
  • Identificação;

Contras

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o JECRIPE

+6 Avaliações
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação