Logo Picturenaut Ícone

Picturenaut

Versão 3.2 Build 1690 Grátis
3.77 MB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8
Atualizado em : 30/01/2012 HDR Labs
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Ana Nemes
Um editor de imagens especial para a criação de fotografias HDR

O Picturenaut é um editor de imagens especial para quem deseja criar fotografias HDR com facilidade. Dispondo de vários controles manuais, com este programa é possível combinar três ou mais imagens e criar um visual mais detalhado para a sua foto.

Interface principal do Picturenaut

Fotografias HDR: o que é isso?

Uma fotografia muitas vezes não consegue capturar exatamente o que estamos enxergando, pois o olho humano é capaz de compensar diferenças de iluminação, como sombras e áreas superexpostas, muito melhor do que uma máquina fotográfica.

A técnica de processamento HDR utiliza três imagens da mesma cena para criar uma fusão que valorize as diferentes exposições do local. É possível criar imagens muito mais realistas utilizando este tipo de efeito. É preciso tomar cuidado, porém, com o uso em excesso da técnica, que pode deixar a imagem artificial.

Criando uma imagem HDR

Para criar uma imagem utilizando essa técnica, além do software, você precisa de três imagens da mesma cena, porém com exposições diferentes. Apoie a máquina fotográfica em uma superfície firme, ou utilize um tripé, para conseguir melhores resultados.

Imagens com exposições diferentes

Se a sua máquina possuir um controle manual, utilize-o para mudar a exposição e criar, no mínimo, três imagens: uma normal, uma superexposta (muito clara) e uma muito escura.  Para melhores resultados, você pode utilizar cinco ou sete imagens, sempre equilibrando o número de fotos claras e escuras.

Em máquinas que não possuem esse ajuste, utilize o controle de compensação de exposição para fotografar as três imagens. Use esse controle em zero para a imagem normal, +2 para a foto superexposta e -2 para a fotografia escura.

Instale o Picturenaut e abra-o. Clique em “File” e selecione a opção “Generate HDRI”. Na janela aberta, clique em “Add” para abrir as três (ou mais) fotos. Se existirem pequenas diferenças entre as imagens, marque as caixas de seleção “Automatic imagem alignment” e “Ghost removal”. Pronto, agora clique em “OK” para gerar a imagem automática.

Ajustes manuais

O resultado pode não ser o que você esperava, mas ainda existem controles manuais a serem ajustados. Clique em “Dynamic compression of a HDR image” (ícone indicado na imagem acima) e escolha uma das quatro opções de arranjo. Teste uma por uma para saber o que cada uma delas pode fazer com a sua imagem.

O resultado obtido com o Picturenaut é discreto, porém elegante. As imagens ficam com cores mais vivas e a compensação de exposição valoriza todas as áreas importantes da fotografia. Utilize o Picturenaut para criar imagens HDR utilizando controles manuais fáceis de configurar.

Nossa Opinião sobre o Picturenaut

Programas que prometem criar imagens HDR existem em grande quantidade, porém muitos deles não passam de efeitos artificiais que deixam a imagem distorcida. Não é o caso do Picturenaut, já que os resultados obtidos com ele podem ser naturais e apenas realçar as diferentes iluminações da imagem. A facilidade de usar e os controles manuais são os seus principais pontos positivos.

Porém, um detalhe negativo foi notado. Algumas partes da imagem apresentaram mudanças de cores indevidas e se tornaram pixelizadas. Para corrigir isso, é preciso ajustar as configurações manualmente, porém o efeito — que se parece com a limitação de cores de uma imagem GIF — não desaparece completamente.

Prós & Contras

Prós

  • Possui bons ajustes manuais
  • Cria imagens HDR com efeitos naturais, sem distorcer a imagem

Contras

  • Pode apresentar problemas de pixelização de cor

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Picturenaut

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação