Logo PixMe Ícone

PixMe

Versão 2.3 Grátis
173 KB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8/8.1
Atualizado em : 26/05/2014 Tru
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

+0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Ana Paula Pereira
Ferramenta para a manipulação de imagens em escala de pixels

PixME traz mais uma alternativa de editor de imagens para você trabalhar com desenhos em escalas bem pequenas. Assim, a sua interface é especializada para facilitar a manipulação de imagens com o tamanho de pixels, como ícones ou até mesmo obras em pixel art para jogos, decoração ou aplicação em páginas da internet.

Da mesma forma, o programa também serve para atividades variadas que incluam escala em quadrinhos, como passar um desenho para traço de bordado, por exemplo. Depois de concluir a sua criação, é possível salvar o novo item produzido por meio do programa nos formatos JPG e PNG.

Para escalas pequenas

Atualmente, tudo é uma questão de estilo e, talvez, você faça parte do grupo que gosta de utilizar arte em um modelo vintage ou até mesmo saudosista. O problema é que não é fácil montar um desenho que necessite de escalas pequenas em um editor de imagens “normal”, pois não são todos que oferecem recursos para a manipulação no nível de pixels.

Desenhando

Por isso, quando a necessidade for trabalhar com um desenho menor, você pode experimentar o PixMe. A interface do aplicativo é minimalista, lembrando, de certa maneira, outros editores de imagem, porém com uma quantidade reduzida de ferramentas. Ao abri-lo pela primeira vez, o aplicativo está em alemão.

Para trocar o idioma para o inglês (que é a outra opção disponível), entre no menu “Einstellungen”, escolha a opção “Sprache” e selecione “English”.

Usando o editor

A porção central da interface é inteiramente voltada para a confecção do seu trabalho, inclusive sendo exibida na forma de uma grade. Porém, se você preferir utilizar um plano de fundo sem o quadriculado, essa opção pode ser desativada pressionando a tecla G. Na parte superior da tela há os menus com as funções do aplicativo.

Uma vez com o editor aberto, você já pode começar as suas criações, pressionando o C para escolher a cor desejada para o pincel. Aqui, inclusive, cabe uma observação: embora haja uma opção de menu para escolher cores, ao menos durante os nossos testes só foi possível fazer a alteração com sucesso por meio do atalho de teclado.

Escolhendo as cores

O cursor do mouse funciona como uma espécie de ferramenta de pincel e, para apagar algum item, você deve selecionar a borracha ou pintar com o branco (ou a cor desejada) por cima dos quadrinhos em questão. Na lateral da tela, você pode observar o posicionamento do cursor do mouse indicado nos eixos X e Y.

Nossa Opinião sobre o PixMe

PixMe pode ser uma ótima opção de programa para quem faz ilustração no estilo pixel art ou trabalha com desenhos em escala pequena com frequência. Da mesma forma, ele é interessante para outras aplicações práticas como montar imagens para um desenho que será bordado em ponto cruz ou criar ícones e botões, por exemplo.

Ele também é uma boa alternativa para quem prefere trabalhar com editores especializados para escalas pequenas em vez de recorrer a plug-ins ou ferramentas complexas. O aplicativo possui uma interface amigável e bem-organizada, permitindo que mesmo quem nunca usou um programa do estilo seja capaz de fazer os seus desenhos sem qualquer tipo de dificuldade.

Uma das grandes vantagens de escolhê-lo em vez de um editor normal é a otimização da área de trabalho e o modelo de uso baseado em cliques. A tela é composta na forma de uma grade, o que ajuda tanto no cálculo da escala do desenho quanto no preenchimento dos quadrinhos para criar a montagem desejada.

Porém, mesmo a grade pode ser retirada, caso desejado. Além disso, ele também conta com uma paleta de cores adequada, trazendo a mesma variedade disponível em um editor mais simples. Uma característica um pouco incômoda do aplicativo está no fato de a cor ser selecionada apenas pelo uso do atalho de teclado.

Embora haja botões na tela e itens de menu para a ação, a seleção da tonalidade só foi reconhecida quando o seletor foi aberto pelo atalho. Ainda assim, isso não representa um empecilho no uso da ferramenta. Outro ponto interessante é que embora ele trabalhe na escala de pixels, você pode salvar as ilustrações criadas em quatro formatos que são, inclusive, aqueles mais utilizados no que diz respeito a imagens.

Prós & Contras

Prós

  • Interface amigável e uso intuitivo
  • Paleta de cores adequada
  • Possui grade
  • Indica o eixo do cursor na tela

Contras

  • Interface em inglês, confirmações em alemão
  • Seletor de cores aparentemente funciona apenas por meio do atalho de teclado

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o PixMe

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação