Logo WPS Office Ícone

WPS Office

Versão 10.2.0.5942 Grátis
125 MB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8/8.1
Atualizado em : 05/09/2019 Kingsoft Research
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie!
+10 Avaliações
  • Foto de Wander Zanetti
    Wander Zanetti 31 de julho de 2015 - 20:03
    10
    Nota Excelente!
    Muito Show ! Conheço varios programas como BrOffice entre outros... Mas esse ai é a cara do MSOffice 2013, não deixa nada a desejar. Eu quase nao comento aqui no baixaki, mas tive que escrever dessa vez.
  • Foto de isaac veloso
    isaac veloso 16 de janeiro de 2018 - 15:35
    8
    Nota Ótimo!
    Destaco o WPS por ser uma cópia quase fiel ao MS Office, especialmente a planilha. A planilha nasceu com uns bugs (quando era o Kingsoft Office), e o principal deles foi a configuração de data. Parece que até hoje não corrigiu 100% esse problema. O ideal é que quando se digita uma data numa célula, o formato fique a gosto de cada país. Por padrão a data vem com o formato inglês: m/d/yyyy;@. Para o caso do Brasil o formato mais adequado seria: dd/mm/aaaa. Na prática uma data como 10/02/2017, digitada: 10/2, a célula incluirá: 10/2/2017 (com formato "2-out", indicando como mês 10), e se digitar 28/2 ficará ainda pior: 28/2 (não incluirá o ano corrente). Comparando com o Libre Office, este possui uma opção de menu em configurações de células muito boa: Formatar-Celulas -Aba:Numeros-Data -Categoria -formato -Idioma. Nesse caso escolhemos o formato de data para o país que desejamos. Acredito que os desenvolvedores do WPS Office não descobriram até hoje esse detalhe, e a questão não é apenas o formato, mas a data real de fato inclusa na célula. Apesar desse problema, considero a melhor opção comparada ao MS Office 2007. A grande vantagem está nos arquivos abertos em aba simultaneamente, e o uso de macros como no Excel. Nem falo das versões MS posteriores a versão 2007, pois está muito inchado, ou seja, pesado demais.

Descrição

Ana Paula Pereira
Edite textos, planilhas e apresentações com uma suíte que pode substituir seu Microsoft Office

WPS Office é uma suíte de aplicativos de produtividade que traz para você basicamente três ferramentas principais: um editor de textos, um processador de planilhas e um criador de apresentações de slides. Os três aplicativos têm uma concepção estrutural bastante parecida com o que vemos nas duas últimas versões do Microsoft Office e, por isso, você não deve estranhar muita coisa por aqui.

Para começo de conversa, o WPS Office é o antigo Kingsoft Office. Ele mudou de nome e mudou também todo o seu visual, seguindo mais de perto o novo estilo de desenvolvimento visual do Windows. Portanto, se você já era um usuário dessa suíte antes, deve perceber uma grande quantidade de mudanças.

Diferenças

Apesar de essa suíte ser bem parecida com o Microsoft Office, algumas diferenças fundamentais estão bem aparentes. Um bom exemplo é forma como os aplicativos organizam suas janelas. Na verdade, só existe uma janela e você pode abrir e editar quantos documentos quiser em abas, que ficam acessíveis logo abaixo das barras de ferramenta dos programas. Esse sistema de organização é bastante semelhante ao que vemos em navegadores web, como o Google Chrome, e funciona exatamente da mesma maneira.

WPS Office - Imagem 1 do software

Outra diferença fundamental é ausência do nosso idioma em todos os apps do WPS Office, tanto na interface quanto no dicionário para correção de texto. Não há informações por enquanto sobre uma possível atualização para tornar o português disponível.

Texto

O processador de textos do WPS Office tem (Writer) uma aparência familiar, sendo bastante similar ao Microsoft Word. Nesse app é possível criar textos simples, incluir imagens, tabelas e outros elementos. Contudo, por fazer parte da suíte gratuita do WPS Office, o programa tem alguns recursos limitados, como a impossibilidade de usar macros ou aplicar algumas configurações. Na verdade, a seção de configurações não fica acessível em nenhum dos três programas da suíte.

De qualquer maneira, para quem quer produzir um trabalho escolar, acadêmico ou apenas fazer um texto para imprimir para qualquer finalidade que seja, o WPS Office não deve oferecer muita dificuldade além de falta de correção de texto.

WPS Office - Imagem 2 do software

Ademais, todas as funções de personalização de página que você poderia encontrar no Word estão disponíveis. Fora isso, alguns atalhos ficam disponíveis na lateral direita da janela, podendo ser acessados através de um clique em um fino botão azul na mesma lateral.

Planilha

No que diz respeito à planilhas, praticamente as mesmas características descritas para o editor de textos se aplicam aqui. O processador de planilhas é muito parecido com o Microsoft Excel e tem uma estrutura de organização de janelas em abas. Nesse ambiente, entretanto, esse sistema pode parecer estranho, mas ele funciona sem problemas quando você usa mais de um plano no mesmo documento de planilha.

WPS Office - Imagem 3 do software

Fora isso, os três aplicativos salvam arquivos em formatos que podem ser abertos em qualquer suíte de produtividade. Estão disponíveis formatos tradicionais como DOC, PPT, XLS assim como os mais modernos; DOCX, PPTX e XLSX.

A diferença aqui é que o idioma não importa tanto, já que basicamente você trabalha com números. Mas se for necessário fazer algo mais complexo, com fórmulas, por exemplo, será necessário reaprender o nome de todas elas, já que tanto seus comandos quanto seus nomes nas listas de fórmulas estão em inglês.

Apresentações

Em questão de estrutura, você já deve imaginar que o criador de apresentações do WPS Office se parece muito com o Microsoft PowerPoint. Há modelos de slides para usar à vontade, um bocado de efeitos e possibilidades de edição, igualzinho ao concorrente.

WPS Office - Imagem 4 do software

Ainda assim, esse app tem uma barra de atalhos na lateral direita da tela que fica expandida por padrão, diferente dos dois apps anteriores. Assim, você pode faze uma série de edições sem ter que ficar vasculhando as opções na barra de ferramentas.

Fora isso, quando você está apresentando alguma coisa, várias opções ficam disponíveis em marca d’água no canto inferior direito da tela. É possível fazer rabiscos, marcações e muito mais.

Nossa Opinião sobre o WPS Office

WPS Office é uma das melhores alternativas ao Microsoft Office que você poderá encontrar na internet. Ele conta com essa versão gratuita que você está conferindo, que tem uma quantidade considerável de funções a menos, e uma outra paga, que ainda assim é mais barata que a solução da Microsoft para produtividade em casa ou escritório.

“Mas que beleza!”, você poderia estar pensado, mas fique atento a essa informação: o WPS Office não tem versão em português-brasileiro, muito menos permite a inclusão de um dicionário para correção de palavras digitadas. Essa condição de interface em inglês é normalmente irrelevante em uma série de aplicações, mas em uma suíte Office, isso é fundamental.

Qualidade 

De resto, a suíte é realmente interessante e de boa qualidade. Em nossos testes, os aplicativos “Writer”, “Presentations” e “Spreadsheets” funcionaram sem qualquer problema e puderam salvar arquivos em formatos da Microsoft, assim como puderam também abrir documentos previamente editados. Além do mais, a formatação original desses documentos raramente é comprometida nesses casos.

O maior destaque do WPS Office é sem dúvida as novidades da sua interface. Ela pode ser personalizada até certo ponto com três temas diferentes. Ainda assim, o tema-padrão que já vem pré-definido é o mais bonito, já que conta com um esquema de cores mais original e que combina melhor com os programas da suíte. Fora isso, a organização por abas em vez de por janelas é muito útil e consegue deixar seu computador mais organizado. Além do mais, isso, economiza tempo, já que você não tem que ficar lidando com muitas janelas para editar seus documentos.

Só para sua casa

Por fim, podemos classificar o WPS Office como uma ferramenta doméstica, apesar de a desenvolvedora insistir em dizer que a versão paga da suíte é própria para escritórios. Isso não é verdade pelo fato de que muitos programas mais profissionais tradicionalmente utilizados em empresas não estão disponíveis em nenhuma das duas versões. As únicas diferenças mesmo são as funções liberadas a mais da versão “Free” para a “Professional”.

Por fim, é uma pena que o WPS Office não tenha uma versão em português para nos oferecer no desktop, mas curiosamente a versão dessa suíte para Android e iOS está em nosso idioma. Portanto, se você quer dar uma olhadinha em como esses aplicativos funcionam em seu computador, faça o download e confira.

Prós & Contras

Prós

  • Aplicativos de boa qualidade
  • Uma versão gratuita e uma paga que tem preço razoável
  • Interface bonita e com organização em abas
  • Muitos recursos mesmo na versão gratuita

Contras

  • Não tem versão em português
  • Não possui apps para produtividade profissional

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o WPS Office

+10 Avaliações
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação