Baixaki - Milhares de apps e jogos para você
Virtual Villagers 4: The Tree of Life
Verificado

Virtual Villagers 4: The Tree of Life

Aqui a sobrevivência na ilha vem acompanhada de um objetivo: resolver um grande mistério

Windows
68.55 MB
-
68.55 MBBandeira do Brasil

Aqui a sobrevivência na ilha vem acompanhada de um objetivo: resolver um grande mistério

Sobre o App

Avatar de: Eduardo Karasinski

Por Eduardo Karasinski

Atualizado em 30/08/2023 16h28min

Virtual Villagers 4: The Tree of Life é a quarta continuação de uma série de jogos de simulação e estratégia. O game conta com alguns sobreviventes que fugiram de um vulcão que entrou em erupção e que passaram a viver em uma misteriosa ilha deserta chamada Isola.

Eles descobrem que o local é um verdadeiro paraíso, mas cheio de mistérios antigos que eles procuram sempre explorar. Na quarta parte, o chefe da ilha está preocupado com a diminuição de vida na ilha e escolhe uma tribo de exploradores para descobrir o problema.

Vivendo em uma ilha misteriosa

Ao abrir o jogo você deve clicar em “Play” e dar um nome para a sua tribo. Como você começa com um pequeno vilarejo, deve começar com a escolha de cinco habitantes. Cada um é melhor em determinadas habilidades: colheita (“farming”), construção (“building”), pesquisa (“research”), cura (healing) e paternidade ou maternidade (“parenting”).

Para aprovar um habitante, clique em “Select”. Caso contrário, use a opção “Reject”. É importante que você não mantenha pessoas com habilidades repetidas, pois várias tarefas na ilha requerem ações específicas.

Escolhendo os habitantes.

Você e sua tribo estão em uma área que é sua nova vila e, apesar de o objetivo inicial ser salvar a grande árvore que está morrendo, deve se manter vivo, com a construção de moradias, pesquisas de melhorias e coleta de comida.

Habitantes da vila

Para controlar um dos habitantes, basta dar um clique até que um círculo apareça abaixo deles. O nome, habilidade e ação atual aparecem na parte de baixo da tela. Você pode conferir mais detalhes de cada um ao clicar em “Detail”. Para que eles realizem ações, clique sobre o habitante e, sem soltar o botão, arraste-o para um local. Por exemplo: se você quiser que alguém colha frutos, é necessário arrastar a pessoa sobre uma árvore.

É importante que você sempre considere, antes de tudo, qual é a maior habilidade que uma pessoa tem, pois assim ela realiza a tarefa muito melhor e de maneira mais rápida. Assim, você coloca uma pessoa que tem maior habilidade de construção para montar uma cabana, por exemplo.

Construindo uma cabana.

As habilidades são determinantes para que você evolua na vila. Preste atenção em alguns elementos que ficam pela área da vila, como árvores que rendem frutos e espinhas de peixe, que podem ser usadas para criar facões.

Algumas vezes um habitante pode ficar doente. Nestes momentos, cabe à pessoa que tiver maior habilidade de cura (“healing”) cuidar dele. Para isso, é só arrastar a pessoa até o paciente e logo o tratamento começa. Caso não dê certo, repita a operação várias vezes.

As crianças também têm um papel fundamental na exploração do local. Elas não podem trabalhar, mas são capazes de coletar itens valiosos que ficam espalhados pela ilha, além de cogumelos para serem cozidos ou usados como remédios.

Tecnologias

Se você clicar em “Tech”, no lado esquerdo da tela, você acessa a tela de tecnologias. Trata-se de um local para você aprimorar os habitantes e a própria vila. Conforme você constrói e pesquisa por novidades, ganha pontos chamados de “tech points”.

Conquistando novas tecnologias.

Eles podem então ser trocados por novos aprendizados tecnológicos, como ciência, medicina, construção, culinária e, principalmente, para a cura da grande árvore. Cada um dos aprendizados melhora a situação dos habitantes, permitindo que eles ganhem cada  vez mais pontos (com a ciência) e sejam mais capazes de montar moradias (com a construção).

Coleções e quebra-cabeças

Na tela “Collections” é possível visualizar tudo que já foi encontrado pelas crianças e que beneficiam a vila de alguma forma. São quatro conjuntos principais que precisam ser colecionados: “Fish Scales”, “Mausoleum”, “Wind Flutes” e “Research Lab”. Cada um deles conta com quatro peças/partes e são encontrados aleatoriamente — basta prestar atenção.

Visualizando coleções.

Em uma outra opção (“Puzzles”) você visualiza todos os quebra-cabeças do jogo que foram resolvidos ou descobertos. Esta seção do jogo trata de elementos escondidos no jogo que são resolvidos por você, como a criação de facas especiais com itens específicos e a construção de caminhos.

Ler menos

Opinião dos editores

Virtual Villagers 4: The Tree of Life é um game que mistura elementos de estratégia, simulação e aventura, de maneira que é inevitável que você lembre de games como Age of Empires e até mesmo The Sims. Já a narrativa em uma ilha inexplorada com certeza vai fazer com que a série “Lost” apareça na lembrança de alguns.

O jogo é muito bem elaborado e coloca um objetivo claro: sobreviver na ilha ao mesmo tempo em que se descobre o motivo da morte repentina da fauna e flora local. Os gráficos não são um trunfo, mas lembram desenhos animados e se adéquam bem ao game.

A trilha sonora dá o clima perfeito para uma ilha e o estilo do jogo, sem cansar com repetições. Já a jogabilidade é bastante prática, pois você só precisa arrastar os habitantes para realizar ações. Entretanto, a maior chateação fica por conta das rejeições dos moradores, que às vezes param subitamente de fazer algo e você precisa arrastá-los novamente.

Sendo assim, é possível dizer que o estilo foi bem resolvido em Virtual Villagers 4: The Tree of Life de maneira original. Quem sempre quis uma boa mistura de estratégia e simulação tem uma boa chance de gostar do game.

Ler mais

Notícias

Outros apps da Last Day Of Work

Informações Técnicas

  • Plataforma

    Windows
  • Tamanho do app

    68.55 MB
  • Requisitos

    Processador de 800 MHz, 512 MB de memória RAM e placa de vídeo compatível com DirectX 7.0.
  • Lançado em

    2010-03-04 00:00:00.000
  • Oferecido por

    Last Day Of Work
  • Contato da Empresa

    Acessar site