Logo Nautilus Ícone

Nautilus

Versão 3.12.2 Grátis
4.59 MB
Funciona em: Linux
X11
Atualizado em : 14/05/2014 GNOME Team
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Equipe Baixaki
Acesse arquivos locais e remotos com este gerenciador que tem o espírito GNOME, simples e completamente útil

Gerenciador de arquivos padrão do ambiente gráfico GNOME, Nautilus é um software simples e de código aberto que permite acesso a diretórios e arquivos, sendo eles locais ou remotos.

Jeito GNOME

Seguindo a linha dos softwares desenvolvidos pelo projeto GNOME, este gerenciador possui uma interface limpa, com barras de ferramentas, de localização de arquivos, de status e uma barra lateral, para acesso às principais pastas do sistema.

A exibição de arquivos pode ser feita por meio de listas ou ícones. Nas opções do programa permite-se escolher quais informações serão exibidas na listagem de arquivos, com organização a partir de dados como nome, tamanho, tipo, data de modificação, etc.

Nautilus ainda possui visualização de prévia de arquivos como textos, imagens ou vídeos, opção de exibição de arquivos ocultos, controle de zoom, alteração de cor e imagem de fundo da janela, entre outras coisas.

Recursos e funcionalidades

Com o Nautilus é possível gravar CDs e DVDs de dados muito rapidamente. Ao escolher a ferramenta “Criador de CD/DVD”, uma pasta temporária é criada onde devem ser colocados os arquivos a serem gravados. Quando todos os arquivos forem colocados na pasta, é só clicar em “Gravar no disco”, escolher a mídia, o nome e a velocidade e mandar ver.

Visualize seus arquivos como quiser.Ao tratar arquivos e pastas, o gerenciador possui funcionalidades básicas, presentes em qualquer software da linha, como recortar, copiar, colar, criar atalhos e exibir propriedades de arquivos.  Nautilus também apresenta aplicação de emblemas, como arquivo favorito, perigoso, novo, importante, compartilhado e muito mais.

Esta aplicação também suporta FTP, compartilhamento SMB Windows, transferência de arquivos via protocolo shell, servidores WebDAV e servidores SFTP via GNOME.

Instalação

A instalação deste programa em distribuições que suportam pacotes .DEB e possuem o instalador de pacotes GDebi é muito simples. Basta dar um duplo-clique no pacote e a instalação começa. Para as demais distribuições pode-se compilar o código-fonte.

Nossa Opinião sobre o Nautilus

Sem dificuldades de uso ou complicações, Nautilus tem o espírito GNOME, é simples e útil. Sua interface é intuitiva, deixando a navegação de arquivos rápida e fácil. Com configurações de aparência e visualização, o gerenciador pode ser personalizado e adaptado ao gosto do usuário.

Nautilus pode não ser tão versátil e cheio de ferramentas quanto alguns gerenciadores de arquivos, como o Konqueror, mas ainda assim é totalmente funcional e cumpre o que promete.

Prós & Contras

Prós

  • Não encontramos pontos positivos.

Contras

  • Não encontramos pontos negativos.

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Nautilus

+2 Avaliações
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação