Logo Microsoft OneNote Ícone

Microsoft OneNote

Versão 15.4 Grátis
242.19 MB
Funciona em: Mac
OS X
Atualizado em : 20/11/2014 Microsoft
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Ana Paula Sedrez de Souza Pereira
Crie fichários no seu Mac e organize várias anotações em setores com cores diferentes

Microsoft OneNote é um aplicativo do pacote Office que serve para você criar uma espécie de fichário virtual, deixando as suas anotações organizadas em “pastas”.

Assim, você pode separar vários “arquivos” em “notebooks”, fazendo com que você saiba exatamente o local no qual determinada anotação se encontra.

Além disso, o aplicativo funciona integrado à sua conta da Microsoft, permitindo que você possa abrir o conteúdo armazenado na máquina na qual ele for necessário. Porém, devido a essa característica, para usar o programa é necessário ter uma conta da Microsoft ativa.

Separando em fichários

Estamos em uma era na qual nossos dispositivos eletrônicos são utilizados regularmente para os mais variados tipos de anotações. O problema é que, com o tempo, não é incomum acabarmos acumulando uma série de documentos “soltos”, dificultando na hora de encontrar algo específico, especialmente se você não se lembra exatamente de onde salvou o arquivo.

Iniciando um fichário

Por isso, o Microsoft OneNote é uma ferramenta que pode ajudar a simplificar esse processo, servindo para compor as suas notas na forma de um fichário, inclusive com cores variadas para ajudar na organização dos itens. Assim, você pode colocar cada anotação ou documento em um “capítulo” diferente e nunca mais perder uma ideia em meio a um mar de itens.

A interface do aplicativo segue o modelo já tradicional dos programas presentes no pacote Office da Microsoft, possuindo o estilo “Ribbon” e com os itens agrupados em abas. O primeiro passo para utilizar o aplicativo consiste em criar os seus fichários, clicando no botão “+” e atribuindo um nome para cada um deles.

Criando novo

A inserção do título não tem segredo: basta clicar na “aba” correspondente à seção e digitar livremente o texto desejado. Uma maneira alternativa para a criação do fichário está em clicar no botão na forma de uma pasta, presente na parte superior da tela, e escolher a alternativa “New”. Realizar o procedimento dessa forma permite que você selecione a cor desejada para o novo item.

Fazendo anotações

Uma vez com o fichário aberto, é possível digitar livremente o conteúdo conforme a sua necessidade. O editor conta com várias ferramentas de um processador de texto, contando com alinhamento, fonte, negrito, itálico, sublinhado, itens para copiar e colar, destaque e marcadores, entre outras opções.

Corretor gramatical

O programa conta com sistema de verificação de escrita e de gramática, inclusive em tempo real. Além disso, o Microsoft OneNote também possui um sistema de tags para organizar itens e facilitar na hora de localizá-los posteriormente. Dentro de um fichário, os itens são organizados em páginas e, para criar uma nova, basta utilizar o botão “Add page”, localizado na lateral direita da tela.

As páginas de um fichário são listadas na lateral direita da interface e basta clicar em qualquer um dos itens para que ele seja aberto imediatamente na tela.

Nossa Opinião sobre o Microsoft OneNote

Microsoft OneNote é uma ótima opção para quem costuma trabalhar com um volume grande de arquivos e de anotações no seu Mac. Isso porque ele permite organizar os textos de forma eficiente, criando uma espécie de “fichário” na máquina. O uso do aplicativo pode facilitar, também, na hora de separar notas de matérias de uma escola, um curso ou uma faculdade.

Os fichários são separados no programa como se fossem textos em “abas” diferentes, fazendo com que a navegação entre elas fique extremamente simples e rápida. Além disso, você pode atribuir cores variadas e até mesmo combinar itens relacionados com a mesma tonalidade, criando uma associação e agilizando o acesso.

O uso do editor não tem qualquer tipo de segredo e, se você já utilizou outro programa para anotações simples ou um processador de texto (especialmente o Word), não deve ter dificuldades para operá-lo. As ferramentas para o conteúdo são exibidas na forma de botão e organizadas em setores, fazendo com que você encontre mais facilmente o que precisa.

Outro ponto interessante está no sistema de páginas em cada um dos fichários. Assim, você pode separar as anotações por dia, por exemplo, e o acesso a elas é realizado com apenas um clique no item desejado. Da mesma forma, como o programa é associado à sua conta da Microsoft, você pode abrir os textos criados em qualquer máquina na qual ele esteja instalado.

O programa é bem leve e não consome muitos recursos do seu Mac, representando um processador de texto com ferramentas mais avançadas, mas muito leve.

Prós & Contras

Prós

  • Interface amigável e uso simples
  • Fichários podem ser divididos em páginas
  • Várias cores para organizar os itens

Contras

  • Inteiramente em inglês

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Microsoft OneNote

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação