Baixaki - Milhares de apps e jogos para você

Em quais apps os brasileiros passam mais tempo ao longo do dia?

Pesquisa mostra quais são os 6 aplicativos mais usados pelos brasileiros no dia a dia

Avatar de: Diego Borges de Sa

Por Diego Borges de Sa via nexperts

12/08/2022 13h22min
Compartilhe
FacebookWhatsappTelegramTwitterLinkedin
(Fonte: Shutterstock)
(Fonte: Shutterstock)

Pesquisa divulgada recentemente pelo site de notícias Mobile Time e pela empresa de pesquisas on-line Opinion Box revela os principais aplicativos utilizados pelos brasileiros ao longo dos dias. 

O estudo foi realizado em junho e contou com a participação de mais de 2 mil brasileiros, respeitando as proporções demográficas e sociais desse grupo, como sexo, idade, distribuição geográfica e renda mensal, de acordo dados do TIC Domicílios 2019/2020. 

Embora o ranking não tenha apresentado grandes novidades nas primeiras posições, chamou atenção o crescimento de redes sociais de vídeos curtos, como TikTok e Kwai.

Confira a seguir quais são os seis apps que os brasileiros passam mais tempo ao longo do dia!

1. WhatsApp (33%)

O aplicativo de mensagens instantâneas é o grande preferido dos brasileiros. Com ele, os usuários podem trocar mensagens de texto e de áudio, além de compartilhar arquivos com outros contatos. O app também tem um recurso de grupos, no qual é possível interagir com diversas pessoas em um sistema de chat. 

O WhatsApp é o aplicativo mais usado no Brasil.
O WhatsApp é o aplicativo mais usado no Brasil.

Muitos brasileiro também usam o WhatsApp para realizar funções além da troca de mensagens. A principal delas é a de fazer ligações por áudio ou chamadas de vídeos para um ou mais contatos. O recurso substitui a ligação comum e realiza o procedimento utilizando dados de internet. 

2. Instagram (30%)

A rede social do grupo Meta também é um dos aplicativos preferidos dos brasileiros. Nela, é possível fazer o compartilhamento de fotos e vídeos para seguidores, além de acompanhar as postagens de amigos e personalidades. Com a explosão dos vídeos curtos, o Instagram hoje também é uma das principais alternativas para consumir esse tipo de conteúdo.

O Instagram ainda é um dos aplicativos mais populares no Brasil.
O Instagram ainda é um dos aplicativos mais populares no Brasil.

Hoje, o Instagram também conta com funções além da exibição de fotos e vídeos. Nele, é possível, por exemplo, comprar produtos de uma loja online, ver uma vitrine virtual na rede social ou até mesmo realizar pedidos em um restaurante.

3. Facebook (10%)

Embora a principal rede social de Mark Zuckerberg esteja perdendo cada vez mais audiência jovem, no Brasil ela ainda continua sendo bem popular. A maior prova disso é que o Facebook é o terceiro mais usado por brasileiros no decorrer do dia.

O Facebook mudou seu feed para tentar diminuir a perda de audiência.
O Facebook mudou seu feed para tentar diminuir a perda de audiência.

Curiosamente, alguns dias atrás o Facebook anunciou uma mudança na amostragem de conteúdo na rede social. Agora, há uma aba chamada Feed em que apenas conteúdos de amigos e de páginas selecionadas são apresentados. Segundo a empresa, a ideia é promover mais controle ao usuário na hora de classificar e ver o conteúdo na rede social.

4. YouTube (7%)

O aplicativo da maior plataforma de vídeos do mundo também figura entre os mais acessados pelos brasileiros. Nele, é possível acompanhar os vídeos publicados, além de personalizar playlists e compartilhar conteúdos em outros apps ou redes sociais. 

O YouTube também começou a apostar recentemente em vídeos curtos.
O YouTube também começou a apostar recentemente em vídeos curtos.

Outro fator que colabora para a popularidade do YouTube são os Shorts, que são vídeos curtos que seguem o mesmo padrão do TikTok, Instagram e dos Reels. Além disso, o próprio aplicativo tem ferramentas de publicação mais voltadas para os Shorts do que para os vídeos padrões da plataforma. 

5. TikTok (3%)

A rede social que mais ajudou a popularizar os vídeos curtos também está entre os aplicativos mais acessados pelos brasileiro. O TikTok fez tanto sucesso com os tipos de conteúdo que apresenta, fazendo o Instagram agir para mudar muitos aspectos em sua plataforma, não perdendo espaço para a rede social concorrente. 

TikTok já está entre os apps mais populares do Brasil.
TikTok já está entre os apps mais populares do Brasil.

Entretanto, curiosamente o TikTok planeja fazer um processo reverso. Diante de muitas críticas sobre a atual formatação do Instagram, que cada vez mais privilegia os vídeos, a empresa pretende lançar em breve uma nova rede social apenas para fotos. A ideia é atingir os antigos usuários do rival, que sentem falta do antigo feed, apenas com fotos nas postagens.

6. Kwai (3%)

O Kwai é uma espécie de clone do TikTok que se tornou muito famoso no Brasil. Grande parte dessa popularidade começou nas campanhas com monetização de conteúdo, fazendo muitos usuários migrarem em busca de uma renda extra. 

O aplicativo do Kwai é um dos mais populares no Brasil.
O aplicativo do Kwai é um dos mais populares no Brasil.

Hoje, o Kwai ainda aposta na premiação de seus usuários, seja com pontos para quem publica vídeos na plataforma, seja para quem compartilha os conteúdos e convida novas pessoas para ingressar na rede social. 

E você, qual desses aplicativos mais utiliza no seu dia a dia? Conte para a gente aqui nos comentários!