Logo Burn4Free Ícone

Burn4Free

Versão 9.4.0.0 Grátis
861 KB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8/8.1/10
Atualizado em : 10/07/2017 Burn4Free

O que estão falando…

+25 Avaliações
  • Foto de Davi das Chagas Neves
    Davi das Chagas Neves 25 de julho de 2008 - 21:37
    10
    Nota Excelente!
    Prós: Ja usei o Nero, Alcohol e alguns outros Free, nenhum deles me satisfez como o Burn4Free, de todod que utilizei apenas o K3B era compativel com o Burn. Ps. Multifuncionalidade nem sempre eh sinal de qualidade! Neste caso eh
  • Foto de Guilherme Herison
    Guilherme Herison 6 de setembro de 2007 - 09:21
    2
    Nota Ruim!
    Prós: Tem várias funções fáceis de acessar com os diversos atalhos

    Contras: No primeiro teste, gravando dvd de dados ele ficou uns 3min após o 100% sem responder e não gravou o lead out. Depois, cada clique para realizar lgumas tarefas significavam vários minutos de espera para ele ler o dvd inteiro e dar informações mais precisas... Dispensável

Descrição

Equipe Baixaki
Grave CDs e DVDs de forma fácil e descomplicada, com um dos programas mais simples da categoria

Gravar discos já é tarefa corriqueira para a maioria dos usuários de computador. Ter um gravador de CDs e DVDs já é indispensável em qualquer computador, pois um disco rígido entulhado de músicas, filmes, fotos, etc. não é recomendável. Para isso foram criados programas como o Burn4Free, que deixam o trabalho de gravação muito mais fácil e rápido. Diferente dos seus congêneres, o Burn4Free, além de totalmente gratuito, é extremamente simples, sem deixar de lado a qualidade. Quem precisa gravar muitos discos não quer perder tempo para descobrir como o programa gravador funciona. Por isso, o Burn4Free é a opção perfeita.

Instalação

O único momento em que o usuário pode ter alguma dificuldade é durante o processo de instalação. Há um excesso de perguntas ao usuário. Mas não se preocupe, pois fizemos um pequeno guia de instalação e utilização. Em certo momento do processo de instalação, será exibida uma tela como a da imagem abaixo.

Desmarque as caixas de seleção.

Desmarque as duas caixas de seleção, caso elas estejam marcadas. Dessa forma, você evita que seja instalada uma barra de ferramentas adicional no seu navegador. Em seguida, clique no botão “Next” para avançar o processo.

A maioria dos usuários não costuma prestar atenção nas telas que oferecem instalação de barras de ferramentas, o que deixa o navegador com uma superpopulação de barras adicionais inúteis.

Clique no botão “Next” até que seja exibida a janela abaixo, no final do processo de instalação. Nela, você pode escolher o idioma do programa e, para a felicidade dos brasileiros, a língua portuguesa está disponível — mesmo que com uma tradução bem ruinzinha. Clique em “Portuguese” e depois no botão “OK”.

Seleção de idioma.

A próxima mensagem perguntará se você deseja ativar o modo fácil. A diferença entre ele e o modo “Expert” é a quantidade a mais de botões na barra de ferramentas. Tais botões são desnecessários para o dia a dia e, portanto, você pode clicar no botão “Yes”, sem medo de ser feliz.

Clique em YES para ativar o modo fácil.

Logo em seguida, o Burn4Free perguntará se você deseja que ele procure por atualizações do programa. Clique em “Yes” para mantê-lo sempre atualizado, pois sempre que são lançadas atualizações, são resolvidos problemas, incorporadas melhorias e até corrigidos erros de segurança. A imagem abaixo mostra a mensagem que será exibida.

Habilitando as atualizações automáticas.

Gravando discos

Em um primeiro momento é possível que você se assuste com a quantidade de botões da barra de ferramentas, mas fique tranquilo, pois você usará somente alguns deles. Veja abaixo como é a interface logo que você abrir o programa. O campo “Nome do volume” serve para que você dê um nome ao disco que será gravado. Depois de terminado o processo, esse nome aparecerá no Windows Explorer quando você inserir o disco no drive.

Interface principal.

Ao lado direito do nome de volume, marque a caixa de seleção “Encerrar disco” se você não pretende gravar mais nada no disco depois de terminado o processo. Se essa opção permanecer desmarcada, caso não seja ocupado todo o espaço do disco, será possível continuar gravando dados posteriormente. À direita, a opção “Apagamento rápido do CD” deverá ser deixada marcada para que os dados dos seus discos regraváveis sejam apagados rapidamente.

O campo “Dispositivo” sempre mostrará o dispositivo gravador padrão. Se você tiver mais de um drive gravador instalado no PC, é possível escolher nesse campo aquele que deverá ser utilizado. Agora, veja abaixo a lista de botões que você usará e o que cada um deles faz.

- New: cria uma nova compilação, limpando a interface para que você comece o processo do início. Utilize esse botão quando já tiver gravado algum disco e quiser limpar a interface para gravar outro. Não é necessário clicar se você tiver recém aberto o programa.

Botões do dia a dia.

- Arrastar Soltar: uma das funções mais interessantes do programa e que facilita a adição de arquivos à compilação. Clicar nesse botão fará com que sua área de trabalho seja exibida e uma pequena tela do Burn4Free apareça. Feito isso, basta arrastar arquivos para a pequena janela, para que eles sejam adicionados à compilação.

- Incluir: clique para adicionar arquivos à compilação utilizando a janela normal de localização de arquivos. Encontre os dados desejados e clique no botão “Incluir na compilação”, que fica na área inferior da janela. Quando encontrar todos os arquivos desejados, basta fechar a janela para que o foco volte para a anterior e você possa ir para o próximo passo do processo.

- Gravar dados: esse botão só estará habilitado depois que forem adicionados dados à compilação. Quando você estiver satisfeito com a lista de arquivos, clique no botão “Gravar dados” para que o Burn4Free comece a queimar a mídia.

O Burn4Free detectará automaticamente o tipo de disco inserido (se CDou se DVD) e, portanto, não é necessário que você mude qualquer opção manualmente.

- Gravar áudio: esse botão só será habilitado se a compilação contiver apenas arquivos de áudio. Você pode adicionar arquivos MP3, OGG, WAV, CDA e outros, para que eles sejam convertidos automaticamente para o formato de CD de áudio, possibilitando a gravação de um CD que poderá ser executado em qualquer aparelho comum.

CDs de áudio comum estão limitados a aproximadamente 80 minutos, devido à capacidade do disco. NÃO existem DVDs de áudio, e também não seria vantagem alguma, pois qualquer reprodutor de DVD é capaz de ler os formatos mais comuns de música digital. Assim, um DVD pode ser entupido de MP3, sem que qualquer conversão seja feita.

- Apagar: se você possuir discos regraváveis, sejam CDs ou DVDs, utilize o botão “Apagar” para limpar todos os dados. A velocidade com que o processo é terminado dependerá da opção “Apagamento rápido do CD”. Se ela estiver marcada, o processo demorará menos, pois será feita uma formatação rápida, que só apagará os dados quando eles forem sobrescritos. Desmarcando-a, o disco será completamente formatado, apagando todos os dados de uma só vez.

Você viu acima as funções principais do Burn4Free. O programa possui outras, como gravação de imagens no formato ISO. Tais funções podem ser facilmente encontradas no menu “Dispositivo”.

Nossa Opinião sobre o Burn4Free

O Burn4Free é um dos campeões na facilidade de uso. É raríssimo encontrar programas com tamanha simplicidade, que não deixam de lado a qualidade. A conversão automática de arquivos de áudio compactado para áudio comum é um ótimo diferencial, pois elimina a necessidade de o usuário utilizar outro programa para converter arquivos.

O único problema é o excesso de botões inúteis, que não fazem nada além de propaganda e, quando clicados, abrem janelas do navegador, que oferecem a compra de produtos. A armadilha da barra de ferramentas também está presente, ou seja, o usuário não pode simplesmente ir clicando em “Next” até o final da instalação. É preciso certo grau de atenção para não instalar programas adicionais no PC. Entretanto, isso não chega a contar pontos negativos a ponto de não valer o download. Vale, e muito!

Prós & Contras

Prós

  • Facílimo de usar

Contras

  • Interface poluída

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Burn4Free

+25 Avaliações
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação