Logo Drafta Ícone

Drafta

Grátis
Funciona em: Web
Adicionado em : 30/10/2018 Fragment Production Ltd.
Acessar Acesso Grátis
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Ramon de Souza
O local perfeito para você hospedar e apresentar projetos de interface gráfica

O Drafta é uma plataforma online e gratuita voltada para designers — especialmente aqueles que trabalham com desenvolvimento de websites, aplicativos ou interface de softwares. Com a ajuda desta ferramenta, você consegue demonstrar todas as telas de um projeto gráfico de forma organizada e sequencial, mesmo que o projeto não esteja pronto.

Para utilizar o Drafta, tudo o que o internauta precisa fazer é um rápido cadastro informando seu nome, endereço de email e senha. Em seguida, já é possível hospedar quantos projetos você quiser, fazendo upload de artes nos formatos JPG, PNG ou GIF. Através do menu lateral, você pode reorganizar as páginas e até criar pastas para simular menus.

Já Para que os usuários novatos entendam perfeitamente o seu funcionamento, o Drafta conta com alguns projetos gráficos de exemplo em sua página inicial. Através dele, você consegue entender como é possível empregar o serviço para apresentar, por exemplo, um site ou a interface de um app móvel. Dessa forma, elimina-se a necessidade de hospedar um projeto em algum servidor pago para apresentá-lo a um cliente, por exemplo.

Drafta - Imagem 1 do software

É importante ressaltar também os recursos colaborativos do Drafta. Além de possibilitar o rápido compartilhamento de um projeto através de um link público, ele também permite que seu criador convide colaboradores que poderão criar, mover e deletar páginas. Todas essas movimentações de terceiros ficam devidamente registradas e geram notificações em sua central de alertas — dessa forma, um trabalho colaborativo não vira bagunça.

Nossa Opinião sobre o Drafta

Criada para um público bem específico, a Drafta é uma plataforma que pode se provar útil para quem trabalha com design de interfaces ou desenvolvimento de sites. Geralmente, profissionais que atuam nessas áreas têm dificuldades para apresentar seus projetos aos clientes de forma clara e objetiva — esta ferramenta gratuita vem justamente para mudar isso, oferecendo hospedagem gratuita de sketches e esboços.

Um projeto gráfico hospedado no Drafta realmente se assemelha a um produto final — a diferença é que a navegação pelas telas e menus é feita pela listagem em forma de árvore localizada na parte esquerda da tela. Ainda assim, a sensação é de estar realmente visitando uma página web ou utilizando um software. Sendo assim, trata-se de uma ótima opção para aprovações finais nas últimas etapas de um trabalho gráfico.

Os recursos colaborativos do Drafta também chamam atenção e são bem úteis, fazendo com que a plataforma se torne atraente até mesmo para quem trabalha em equipes. Nada impede que você utilize o serviço, por exemplo, em sua agência de publicidade ou de web design. Ela é profissional, estável e organizada o suficiente para ser empregada a nível corporativo — e, o melhor de tudo, é de graça.

Se tivéssemos que apontar algum ponto negativo no Drafta (o que é algo difícil), nossa reclamação seria apenas a pouca quantidade de extensões suportadas para upload. Você não pode enviar um gráfico direto em SVG ou outros formatos comumente utilizados no meio gráfico, por exemplo. Porém, isso não chega a ser um problema que incomode o usuário e tire o brilho da ferramenta. Vale a pena dar uma conferida. 

Prós & Contras

Prós

  • Hospedagem ilimitada de projetos gráficos
  • Permite apresentar conceitos de forma clara e organizada
  • Recursos colaborativos possibilitam trabalhar em equipe

Contras

  • Poucas extensões suportadas

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Drafta

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação