Logo Driver Fusion Ícone

Driver Fusion

Versão 3.3 Grátis
3.81 MB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8/8.1/10
Atualizado em : 09/11/2015 Treexy.com
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

+5 Avaliações
  • Foto de Jerry
    Jerry 3 de dezembro de 2009 - 15:25
    10
    Nota Excelente!
    Vc. deletou errado o seu componente aí, não é culpa do programa, e sim de vc. não saber qual era o vdd. drive para ser excluído. Eu Recomendo, aliás, pra quem trabalha com informática é show de bola msm.
  • Foto de Bruno Solta
    Bruno Solta 29 de abril de 2012 - 08:07
    6
    Nota Ótimo!
    Bem, eu acho que uma solução seria ativar todos os drivers antes de começar a varredura... Pois ele só lista os drivers que não estão em função. É comum erros acontecerem quando o sistema está otimizado por algum programa. essa é minha opinião. Fui

Descrição

Oliver Hautsch
Lista, analisa e desinstala facilmente qualquer driver de dispositivo presente no seu PC

Com a popularização dos computadores e o fácil manuseio dos componentes de hardware, é muito comum encontrar usuários que montam seus computadores e fazem a própria manutenção das máquinas. Entretanto, trabalhar com hardware geralmente gera problemas, não necessariamente na instalação física dos componentes, mas sim na hora de encontrar o driver correto para que determinada placa funcione corretamente.

Diferente do que parece, o Driver Fusion não o ajuda a instalar drivers, porém ele é útil para eliminar os que você instalou erroneamente. O aplicativo é bem leve e totalmente gratuito, fatores que fazem dele uma boa opção para ajudar na manutenção do sistema operacional.

Por que devo eliminar os drivers não utilizados?

Há vários motivos para isso, começando pelo problema de lentidão, o qual pode ocorrer quando você instala várias placas num mesmo computador. Além do problema de lentidão, os drivers podem gerar muita dor de cabeça. Conflitos são, provavelmente, os maiores incômodos que um usuário pode ter, pois alguns drivers acabam interferindo no funcionamento de outros, o que gera o mau funcionamento de certos componentes.

Outro problema comum é o de incompatibilidade, o qual ocorre quando você ainda está instalando algum novo componente. Muitos drivers são desenvolvidos para outras versões de Windows e, caso você tente utilizar um deles, é bem provável que apareça um aviso indicando falta de compatibilidade. Para resolver parte do problema é simples, basta utilizar o Driver Fusion.

Análise e Limpeza

Utilizar o Driver Fusion é, relativamente, simples, porque o programa funciona quase  automaticamente. Na janela inicial do aplicativo você vê alguns drivers que são comuns (ATI, Nvidia, Creative, Microsoft e Realtek) estarem instalados indevidamente e devem ser eliminados. Para procurar por eles, basta clicar no botão “Analyse” e aguardar enquanto o programa procura por driver inúteis.

Driver Fusion - Imagem 1 do software

Após localizar os drivers, o Driver Fusion exibe uma lista com todos os itens assinalados, para que você possua excluir todos rapidamente. Se você tiver certeza de que algum driver da lista não é inútil e deseja mantê-lo no computador, desmarque o item para que ele não seja apagado. Por fim é necessário clicar em “Clean”, para que o software elimine os drivers.

Driver Fusion - Imagem 2 do software

Crie novas regras

Um grande defeito do Driver Fusion é a pequena variedade de drivers que ele procura e exclui. Por isso, os desenvolvedores criaram uma seção chamada “Custom filter”, onde o usuário  adiciona diretórios e regras específicas para que o aplicativo localize mais drivers inúteis. Fazer essa configuração não é tão simples, mas quem já tem ideia dos locais onde os drivers estão armazenados podem adicionar o diretório num filtro personalizado.

Driver Fusion - Imagem 3 do software

Nossa Opinião sobre o Driver Fusion

Driver Fusion é um software muito útil para deixar seu computador mais veloz e sem grandes entulhos que podem gerar incompatibilidade. O programa só não é tão interessante por não ter uma grande base de dados, a qual poderia facilitar muito a vida do usuário que deseja eliminar os drivers não utilizados.

O design do programa não é muito aprimorado, mas não deve incomodar nem um pouco. Vale frisar que se você excluiu algum driver indevidamente, o Driver Fusion fornece a função de backup, que permite restaurar os drivers que desejar.

Driver Fusion é recomendado para todos os usuários que estejam preocupados com o desempenho do computador ou que porventura não estejam conseguindo instalar determinado componente de hardware no sistema. O aplicativo não faz milagres, mas certamente pode ser útil em muitos casos.

Prós & Contras

Prós

  • Remove as sobras indesejadas
  • Trabalha com filtros que o usuário criar

Contras

  • Poderia trazer uma base de dados maior
  • Design deixa a desejar
  • Talvez um assistente pudesse deixar o programa mais fácil

Avaliações sobre o Driver Fusion

+5 Avaliações
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação