Logo Free PDF Protector Ícone

Free PDF Protector

Versão 2.0 Grátis
8.5 MB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8/8.1
Adicionado em : 06/03/2014 4dots
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie!
+1 Avaliação
  • Foto de M.A.Verlangieri
    M.A.Verlangieri 18 de março de 2014 - 17:06
    8
    Nota Ótimo!
    Aos 70+ anos, continuo `um xereta` na net. Me desafiei a encontrar um programa que pudesse permitir acesso a um documento pdf através de senha. E esse documento seria enviado para uma mídia. O Free PDF Protector foi excelente. Fácil de se criar a senha. Perfeito ao ser levado para a mídia. Exigente ao se tentar abrir o programa da mídia. Tudo muito fácil. O Secure da Nero, o WinZip, WinRar, traria incontáveis problemas para ler o arquivo, pois eram criptografados e teriam que ser levados para o PC para serem abertos. Com o Free PDF Protector não: abriu direto da mídia. Resolveu minha pesquisa. PS: ainda não fui mais além para ver as `contra-partidas`.

Descrição

Ana Paula Pereira
Programa que permite proteger arquivos PDF com permissões específicas

Free PDF Protector é um aplicativo que serve para você atribuir uma série de proteções aos seus arquivos do tipo PDF.

Ele permite criptografar um documento e associar uma senha para a sua abertura, além de ser possível definir as regras específicas permitidas para quem for manipular o documento futuramente.

Assim, caso você possua um texto confidencial e deseje protegê-lo, pode contar com o aplicativo para a tarefa. Da mesma maneira, é possível definir quais alterações serão permitidas para quem for abrir o arquivo em questão posteriormente, evitando problemas.

Cuidado com os extras

Durante o processo de instalação, quatro telas são exibidas, em sequência, oferecendo itens extras ao processo. Na primeira, você pode adicionar o “Search Protect” ao seu computador no procedimento. Se você não quer fazer esta alteração, clique em “Decline”.

Extras na instalação

A segunda tela oferece a instalação do “Mobogenie” na máquina e, em seguida, ainda é possível optar por adicionar o “Baidu PC Faster” e o “VuuPC”. Assim como na alternativa citada anteriormente, caso você não queira adicionar esses aplicativos, clique em “Decline” e continue o procedimento normalmente.

Aumentando a segurança

Manter a proteção de um documento pode ser uma tarefa realmente complexa nos dias de hoje. Da mesma forma, mesmo que você coloque um arquivo em um formato que dificulte um pouco a realização de alterações, ainda assim ele pode acabar com edições indesejadas. Assim, recorrer a um aplicativo para aumentar a proteção pode ser uma boa alternativa.

Adicionando um documento

No caso do Free PDF Protector, como o próprio nome sugere, ele foi desenvolvido para trabalhar especificamente com documentos no formato PDF. Uma das grandes vantagens do aplicativo está no fato de a sua interface ser bem simples, focada na visibilidade das suas funções e na facilidade de uso, garantindo que mesmo iniciantes não tenham muitas dificuldades para operá-lo.

Além disso, você pode deixá-la no idioma português, caso desejado. Porém, cabe um aviso que, nesse caso, algumas funções terão os seus nomes “cortados” na tela por causa da tradução. O programa permite realizar a tarefa em lotes, agilizando o procedimento caso você precise realizar as ações com muitos documentos.

Proteção total

O aplicativo opera a partir de uma única tela e, para começar a proteger os seus documentos, o primeiro passo consiste em carregar arquivos para a sua interface. Para isso, você pode clicar no botão “Adicionar arquivo”, para um documento ou “Adicionar pasta” para o caso de um diretório completo. Então, basta encontrar os documentos desejados no computador.

Como uma maneira alternativa de realizar a função, você pode “arrastar” o conteúdo desejado para a interface do programa. Em seguida, você tem a opção de modificar os dados de um documento por meio do botão “Definir informações sobre o documento”, marcando os campos que você deseja alterar e inserindo as informações desejadas.

Editando informações

Para realizar a proteção do documento, após selecioná-lo na tela, você deve preencher uma senha, que pode ser exigida para a abertura do arquivo (definindo-a no primeiro campo) ou para permissões específicas (no segundo). Então, basta indicar quais serão as funções que poderão ser realizadas por quem for abrir o PDF em questão, as marcando na tela.

Por último, ainda é possível escolher o tipo de criptografia desejado para o conteúdo entre as duas opções disponibilizadas. Quando tudo estiver conforme o desejado, basta clicar em “Proteger” para iniciar a tarefa.

Nossa Opinião sobre o Free PDF Protector

Free PDF Protector pode ser um grande aliado para aqueles momentos nos quais você possui um arquivo confidencial cujo conteúdo deveria ser protegido contra os olhos de bisbilhoteiros. Ou também para o caso de quem precisa editar as informações de um arquivo PDF que, independente do motivo, estão incorretas.

Um dos pontos positivos do programa está no fato de ele ser uma boa ferramenta para quem não possui muita experiência com esse tipo de software. Em partes, isso se deve ao fato de ele possuir uma interface é muito intuitiva, disponibilizando as funções de forma bem visível, tanto na barra de ferramentas quanto na boa divisão dos seus menus.

As tarefas são realizadas em poucos cliques, sendo apenas necessário definir os parâmetros desejados para as ações. No caso da senha, você pode escolher uma combinação para a abertura do documento e outra para quem for utilizá-lo. Além disso, o aplicativo conta com suporte a você indicar as permissões específicas atribuídas ao arquivo.

Todos os procedimentos foram muito rápidos, mesmo no caso de arquivos com um tamanho um pouco maior. Adicionalmente, você pode executar o procedimento em lotes, algo que pode facilitar muito a sua vida na hora de aplicar as funções desejadas. O que pode ser considerado como um ponto negativo não está nas funções propriamente ditas, mas na tradução.

Se você optar pelo uso do programa com a tela em português, os nomes das funções aparecem “cortados”, mesmo em modo de tela cheia. Da mesma forma, há setores sem tradução e outros nos quais o texto exibido na tela não faz muito sentido, dificultando, talvez, a compreensão da ação realizada por meio do item.

Ainda assim, essa opção pode ser facilmente habilitada ou desativada por meio do menu de idiomas, não chegando a ser um problema.

Prós & Contras

Prós

  • Interface amigável e uso simples
  • Permite definir permissões
  • Conta com sistema de senha para a abertura e para a manipulação

Contras

  • Interface em português fica com nomes de função cortados
  • Tradução com textos um pouco pobres

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Free PDF Protector

+1 Avaliação
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação