Logo FreeRecover Ícone

FreeRecover

Versão Beta Grátis
240 KB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8
Adicionado em : 26/04/2012 David Catt
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Ana Nemes
O FreeRecover é uma alternativa para tentar recuperar arquivos apagados acidentalmente

FreeRecover é um programa que promete recuperar os arquivos que você deletou por engano do seu computador.

Apagado, porém não completamente

Quando você manda algo para a lixeira, basta abri-la e recuperar normalmente o documento. Porém, será que existe saída para algo que foi apagado permanentemente, com o atalho Shift+Del? A resposta para essa pergunta não é tão simples quanto um “sim” ou “não”.

Quando você apaga algo do computador, na teoria, isso não foi apagado. Isto acontece porque, fisicamente, não é possível simplesmente retirar o item do disco. O que acontece nesses casos é: quando você deleta um documento permanentemente, o que acontece é que ele continua ali, porém pode ser substituído a qualquer momento por novos dados.

Se você baixar algo, por exemplo, é possível que partes do novo arquivo sejam escritas sobre o espaço onde estava o outro item. Desta forma, o antigo documento não é mais acessível e ele é considerado totalmente apagado do computador. Entender isso é importante para saber como o FreeRecover funciona.

Faça a busca e encontre arquivos apagados

Recuperando dados perdidos

É importante que programas como o FreeRecover sejam baixados antes dos problemas acontecerem. Isso por que, se você deletou algo por engano, e baixar um aplicativo para recuperá-los, este novo item pode ser colocado justamente no local onde estava o documento que você quer ter de volta.

Imediatamente após apagar sem querer algum documento, abra o FreeRecover, escolha o diretório correto e clique em “Search” para começar a busca. Não deve levar muito tempo para ele fazer a procura no seu disco, e quando isso acabar você tem duas opções.

Recupere arquivos apagados do computador

É possível passar pela lista inteira, tentando achar o que você deletou, ou você pode digitar partes do nome no campo “Search String” para filtrar. Clique sobre os itens para ver uma prévia do seu conteúdo, quando for possível.

A importância do tempo

A maior parte dos arquivos na lista é, na verdade, composta de itens temporários que foram armazenados pelo navegador e depois jogados fora automaticamente. Tendo isso em mente, é importante perceber que o tempo entre apagar algo sem querer e tentar recuperá-lo precisa ser o menor possível, para evitar que esses itens temporários sobrescrevam algo importante.

Se você achar o que estava procurando, marque a sua caixa de seleção e clique em “Recover Files”. Escolha um local no computador para salvar o arquivo e clique em “Ok” para finalizar. O documento é automaticamente enviado para o local escolhido, sendo que não corre mais risco de ser sobrescrito.

Nossa Opinião sobre o FreeRecover

O FreeRecover é um bom aplicativo, mas poderia ser ainda melhor. Ele não chega a se destacar como um recuperador, já que programas como o Recuva e o Pandora possuem mais opções, porém vale a pena testá-lo, principalmente se você preferir um programa mais simples, com poucas configurações necessárias.

O FreeRecover é bem simples de mexer, é preciso apenas escolher o diretório e fazer a pesquisa, sendo ótimo para quem não tem muito conhecimento técnico. A sua busca é realmente rápida, já que ele varre todo o disco em poucos segundos, e nós realmente encontramos alguns arquivos que haviam sido deletados como testes, provando que ele funciona de verdade.

O problema, no entanto, é que ele não possui muitos meios de filtrar o conteúdo adequadamente. Se você não conseguir lembrar o nome do seu documento, é preciso percorrer a lista inteira tentando encontrar o que você precisa. Se ele tivesse, pelo menos, um filtro por tipo de arquivo, essa busca seria muito mais fácil de ser realizada. Porém, esse detalhe pode não ser tão importante, no final, já que, se você quer mesmo recuperar o seu arquivo, olhar uma lista inteira não é algo que deva fazer você desistir.

O grande problema dos recuperadores de arquivos é, na verdade, a falta de conhecimento do público. Isso porque as pessoas só os procuram quando os documentos já foram deletados, e as chances de que eles sejam recuperados se torna menor, já que será preciso baixar e instalar um programa desse tipo e isso pode ser feito sobre o item apagado.

Baixe e faça o teste com o FreeRecover, mesmo que você não tenha apagado nada sem querer recentemente. Deixei o programa instalado no seu computador, assim, quando for preciso, você estará mais preparado para ter maiores chances de recuperar o que for perdido.

Prós & Contras

Prós

  • Funciona corretamente
  • Busca muito rápida
  • Simples, pode ser usado por qualquer pessoa

Contras

  • Sistema de filtragem de resultados é bem fraco
  • Não existe agrupamento por tipo de arquivo
  • Não é completamente garantido

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o FreeRecover

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação