Logo ISO Workshop Ícone

ISO Workshop

Versão 6.1 Grátis
2.65 MB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8/8.1/10
Atualizado em : 24/11/2015 GloryLogic
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie!
+3 Avaliações
  • Foto de Náviton Ribeiro
    Náviton Ribeiro 19 de maio de 2014 - 14:13
    10
    Nota Excelente!
    PRÓS: Esse programa é PODEROSO, foi o único que copiou uma imagem ISO de um DVD que parecia ser impossível de copiar... E olha que tentei com vários programas, por exemplo, "Format Factory", "Magic DVD Ripper", "AnyBurn", "BurnAware Free", "CDBurnerXP", "Easy-Data DVD Duplicator", "ImgBurn", "FreeEasyISOMakerBurner" e muitos outros... O ISO WORKSHOP É O MELHOR :) ___________________________________________________________ CONTRAS: Demorou muito tempo para copiar um DVD de 1,36GB. Eu comecei a copiar 10:00 da manhã e só foi terminar 18:45.

Descrição

Jonathan D. Machado
Crie, grave, e extraia arquivos de imagens com este utilitário simples, mas muito útil

Fazer backup de CDs e DVDs certamente é uma necessidade pela qual muitos já passaram. É normal termos discos em casa que já não estão funcionando bem como antes, e precisam ser “salvos” se não quisermos perder seu conteúdo.

A maneira mais usual de se fazer isso é criando imagens de disco, reproduções fiéis dos arquivos exatamente da maneira que estão gravados e que podem ser guardados em seu computador. E é aqui que o ISO Workshop vem a ser útil. 

Tela inicial

ISO Workshop é uma ferramenta “peso leve” para criar, abrir, e gravar imagens de discos.  Ele não possui todas aquelas inúmeras ferramentas que programas de mais peso, como o Nero e Alcohol, mas traz funções que vão um pouco além do “básico do básico”, como a conversão entre formatos.

Conversão de Formatos

Com a funcionalidade de conversão, é possível transformar um arquivo gravado em um formato mais exclusivo, como NRG (usado pelo Nero) para uma extensão mais comum, como a ISO. Os formatos aceitos para conversão são: ISO, BIN, NRG, CDI, MDF, IMG, GI, PDI, DMG, B5I, B6I; e têm como extensão de saída arquivos ISO ou BIN, os mais comuns.

Extrair arquivos das imagens

Com esta ferramenta é possível retirar arquivos que foram “gravados” para dentro de uma imagem. Muito útil quando você baixou um CD que veio em formato IMG, por exemplo, e gostaria de ver o conteúdo sem ter de gastar um disco com a gravação.

Depois que o arquivo foi aberto, é possível explorar seu conteúdo da mesma forma que faria pelo Windows Explorer, podendo inclusive arrastar arquivos para dentro e para fora da imagem sem problemas. Todos os formatos citados acima também são compatíveis com a ferramenta de extração. 

Extract

Backup de discos

Útil para fazer backups de discos e mantê-los guardados em seu computador. Esta é a ferramenta que cria os arquivos de imagens, nos formatos BIN ou ISO, de modo que possam ser mantidos e compartilhados com segurança.

Vale lembrar que os arquivos de backup de CDs só poderão ser abertos se explorados através da ferramenta Extract, ou se gravados em outro disco virgem. CDs de música no formato WAVE (analógico, que roda em qualquer CD player) só poderão ser “gravados em imagens” no formato BIN. Usar extensão ISO para este conteúdo não vai resultar em algo que não pode ser usado.

Gravar Discos

Existe ainda a ferramenta para gravar imagens de volta para discos. Mesmo existindo a possiblidade de extrair arquivos sem gastar mídias, é interessante trazer seus arquivos de volta para um CD ou DVD, já que ainda é uma das formas mais baratas de se manter arquivos armazenados por tempo indeterminado.  

Backup de discos

É interessante lembrar que um disco gravado a partir de uma imagem vai assumir todas as características do disco de origem, não só em seu conteúdo mas também com funcionalidades como autorun. Além de gravar, esta opção ainda inclui a ferramenta para apagar discos, fazendo com que mídias regraváveis voltem a ser “virgens” novamente.

Nossa Opinião sobre o ISO Workshop

Para um programa deste porte, ISO Workshop não faz feio. A ferramenta de conversão certamente é um recurso interessante para aqueles que precisam mudar os formatos de suas imagens sem ter de investir em um programa de nível “pró”. 

Abrange todos os recursos mínimos que se espera de um utilitário de discos, mas nestes quesitos, não tem nenhum destaque em relação a outras ferramentas. Os processos são um pouco mais lentos que o esperado. Fazer um backup de um CD de música comum para levou cerca de 6 minutos. Refazer o formato de uma imagem com tamanho próximo de 1GB leva perto de 10 minutos.

Um detalhe na hora de fazer backup de CDs de música: apenas o formato BIN pode ser usado, o que pode gerar alguns bugs. O programa nem sempre detecta o conteúdo do disco, levando o usuário a gravar no formato errado (ISO) que não poderá ser utilizado depois. A interface poderia ser melhor, as telas são muito grandes para o número de botões e campos que são usados.

Prós & Contras

Prós

  • Conversão entre formatos de imagens
  • Muitas funcionalidades em um programa pequeno

Contras

  • Processos mais demorados que o esperado.
  • Interface deixa a desejar
  • Somente em inglês

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o ISO Workshop

+3 Avaliações
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação