Logo Microsoft Windows User State Migration Tool Ícone

Microsoft Windows User State Migration Tool

Versão 3.0.1 Grátis
6.24 MB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8
Adicionado em : 12/05/2009 Dan Cunningham
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Douglas Leandro Pereira
Faça a migração de arquivos e perfis de usuário para ao Windows 7 de forma automatizada

A Microsoft está lançando uma versão para testes do mais novo Sistema Operacional da empresa: o Windows 7 Release Candidate. O download é gratuito e pode ser usado até março de 2010. No entanto, a transferência de dados de um computador para outro é demorada e nem sempre é feita satisfatoriamente.

O Microsoft Windows User State Migration Tool (USMT) é uma ferramenta que permite fazer a migração de perfis de usuários e arquivos do Windows para uma versão mais recente. Contudo, essa ferramenta é mais recomendada para profissionais de TI que tenham conhecimentos avançados: como a navegação e hierarquia de Registro do Windows, tipos de arquivos de programas e conceitos básicos de XML.

Perfis de usuários

Cada usuário do computador usa um perfil para armazenar seus arquivos e configurações, ou seja, cada um possui uma pasta Meus Documentos, Desktop, Minhas Músicas, etc. Isso permite que cada usuário tenha um “cantinho” com seus arquivos pessoais e preferências.

Em um sistema operacional novo, essa personalização leva muito tempo e, muitas vezes, não é feita de uma só vez. A maioria dos usuários levam meses para configurar o Windows (e outros programas) para ficar a sua maneira. Agora, imagine fazer tudo isso em um Sistema Operacional diferente do que estamos acostumados: é complicado.

Backup VS. USMT

Existem diversos sistemas de backup que permitem salvar os arquivos dos usuários para que eles sejam transferidos para outro computador. No entanto, muitos programas não são tão eficientes ao ponto de configurar adequadamente os perfis de usuários do Windows.


Faça a migração rápida para vários computadores.Pois bem, o USMT permite automatizar o processo de migração da mesma maneira que os programas de backup, porém, ele possibilita migrar diversos perfis de forma eficiente e com a segurança de quem entende do próprio sistema: no caso, a Microsoft.

Benefícios

A automatização desse processo em diversos computadores torna o processo de migração muito mais rápido do que manualmente. Ele diminui o tempo gasto por cada usuário para reconfigurar sua Área de Trabalho e realocar os arquivos de forma eficiente. Consequentemente, as ligações para o suporte técnico serão reduzidas, o que economiza gastos com funcionários e serviços de manutenção.

Como funciona

O programa deve ser instalado no computador com o Sistema Operacional de origem (XP ou Vista). Ele será alocado na pasta USMT301 em Arquivos de Programas: “C:/Arquivos de Programas/USMT301/”. Nesta pasta existe um executável responsável por salvar os dados do sistema de origem (ScanState.exe). Clique duas vezes nesse arquivo para iniciar o processo.

Em seguida, escolha um local para salvar os arquivos. Se você for instalar o Windows Seven no mesmo computador que o sistema atual, salve o arquivo de migração em um local temporário: como em uma rede local, em uma partição de dados, um dispositivo móvel (USB) ou em mídias removíveis (CD/DVD).

Depois, com o Windows Seven instalado, use o executável LoadState para restaurar os arquivos para o novo Sistema Operacional. Alguns ajustes necessitam de um conhecimento mais aprofundado, que podem ser facilmente configurados por profissionais de TI. Use o arquivo de ajuda para detalhes mais técnicos.

Existem duas versões disponíveis para download, a x64 e a x86, clique aqui para baixar a versão x64.

Interface Gráfica

Existe um programa que facilita um pouco a vida dos usuários: o Workstation Migration Assitant. Ele possui uma interface gráfica que facilita um pouco o uso do USMT para usuários finais e adiciona mais opções de configurações.

Nossa Opinião sobre o Microsoft Windows User State Migration Tool

O USMT não é tão fácil de usar quanto o programa Transferência Fácil do Windows da própria Microsoft, o qual é mais intuitivo e voltado para usuários menos experientes. O USMT é mais recomendado para profissionais de TI que possuem conhecimentos avançados nessa área, pois, apesar de ser mais complicado, o processo é mais rápido do que em outras técnicas de migração.

Prós & Contras

Prós

  • Automatização do processo de migração em diversos computadores.

Contras

  • Muito complicado para usuários menos experientes.

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Microsoft Windows User State Migration Tool

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação