Logo OSFMount Ícone

OSFMount

Versão 1.5.1014 Grátis
1000 KB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8
Atualizado em : 23/10/2013 PassMark Software
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Douglas Ciriaco
Emulador de ISO que transforma arquivos de imagem em partições do computador e cria RAM drives

Quando você tem arquivos de imagens dos mais diversos formatos no computador precisa gravá-los em um disco para acessar seu conteúdo, certo? Nem sempre. Com um programa como o OSFMount é possível acessar o conteúdo de uma imagem ISO, por exemplo, de um modo bem simples.

O que este programa faz é transformar o arquivo em um drive de disco e deixa-lo disponível para acesso com uma nova partição no sistema. Assim você pode acessar tudo que estiver dentro dele, sejam filmes, jogos ou arquivos em geral, sem gastar CDs ou DVDs virgens com a gravação.

Vale lembrar que, por padrão, as imagens montadas permitem apenas a leitura dos arquivos, ou seja, você só pode usá-los. Não é permitido excluir ou modificar os dados, o que garante a sua integridade independente de quem os está usando.

Monte arquivos de imagem ISO

RAM drive

O OSFMount suporta ainda a criação de RAM drives, que são espaços para armazenamento de dados criados a partir da memória RAM. Por exemplo: você tem 4 GB de memória, mas não utiliza toda esta capacidade, então transforma 1,5 GB da RAM em um disco rígido virtual que pode ser usado normalmente para guardar arquivos.

Este recurso pode ser útil para armazenar arquivos pequenos como aplicativos de bancos de dados. Mover o cache do navegador para um RAM drive pode aumentar a velocidade da navegação e você aprende como fazer isto clicando aqui.

Limitações

Este programa, diferente do Daemon Tools, permite que você apenas transforme um arquivo de imagem em um disco. Ele não emula o conteúdo, não abre atalho na bandeja do sistema e possui funções diferenciadas para alguns formatos de imagem. Os formatos suportados por ele são: IMG, DD, ISO, BIN, 00N, NRG, SDI, AFF, AFM, AFD, VDMK.

Alguns destes formatos têm limitações quanto à conversão a novos arquivos de imagem, extensão, formatação e até a gravação de novos dados. A tabela abaixo foi retirada do site oficial do OSFMount e indica as limitações de cada formato:

Limitações

Mesmo com as limitações de alguns formatos, o programa é capaz de montar RAM drives com todos eles.

Nossa Opinião sobre o OSFMount

Se o OSFMount não conta com todos os poderosos recursos do Daemon Tools, referência quando o assunto é a criação de drives virtuais e emulação de arquivos de imagem, ele também não deixa a desejar para quem precisa acessar dados comprimidos em um ISO (ou qualquer outro dos vários formatos suportados).

Sua instalação é extremamente simples, sua interface enxuta e com apenas o essencial. O programa ganha pontos ao permitir que o usuário configure algumas opções ao criar uma nova imagem, porém, não permite que estas definições sejam modificadas depois de montadas.

Outra funcionalidade que faltou foi um local para as imagens favoritas ou então uma opção para iniciar o drive automaticamente junto com o sistema. De qualquer forma, o OSFMount corrige uma ausência do sistema operacional Windows, que não é capaz de realizar esta tarefa nativamente.

Prós & Contras

Prós

  • Interface limpa e fácil de entender

Contras

  • Não permite montar imagens automaticamente

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o OSFMount

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação