Logo BackupGoo Ícone

BackupGoo

Versão 5.1.7 Grátis para testar
14.26 MB
Funciona em: Linux
X11/KDE/Gnome
Atualizado em : 01/10/2014 Backup Goo
Baixar Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Felipe Arruda
Faça o backup dos dados de sua conta do Google, como as mensagens na caixa postal do Gmail e os documentos criados no Docs

O BackupGoo é uma ferramenta que permite ao usuário fazer uma cópia de segurança das informações mantidas em sua conta do Google: mensagens do Gmail, documentos criados no Google Docs, contatos do Google Contacts e agendas do Google Calendar.

Antes nos preocupávamos em manter uma cópia de segurança apenas dos arquivos mais importantes do nosso computador. E, mesmo assim, muitos se esqueciam de manter essa cópia atualizada periodicamente.

Janela principal do BackupGoo

 Agora, com a presença cada vez maior de serviços baseados na nuvem, precisamos também nos preocupar com a durabilidade dos dados que mantemos online. Afinal, é sempre bom contar com uma alternativa, caso determinado serviço esteja indisponível ou você esteja enfrentando problemas com sua conexão à internet.

Com o BackupGoo você pode fazer o download dos dados de uma conta do Google em questão de apenas alguns cliques. Depois de baixar e de instalar a versão do software feita para o sistema operacional de sua preferência (Mac, Linux ou Windows), você precisa ajustar alguns detalhes da sua conta do Gmail.

Configurando o Gmail para usar IMAP

O Instant Access Message Protocol (IMAP) é um protocolo de gerenciamento de mensagens de email que possibilita ao usuário manter suas mensagens online, enquanto pode acessá-las de qualquer computador, por meio de softwares que tenham suporte para o protocolo.

Para funcionar corretamente, o suporte para IMAP deve estar habilitado em sua conta do Gmail. Portanto, depois de se autenticar com serviço de email da Google, clique no link “Configurações” e, em seguida, escolha a aba “Encaminhamento e POP/IMAP”.

Configure o suporte para IMAP

Depois disso, basta marcar a opção “Ativar IMAP”, que fica na seção “Acesso IMAP”, e, então, clicar em “Salvar alterações”.

Configurando o BackupGoo

Ao executar o software pela primeira vez, você perceberá que ele pede pela inserção de um código de registro. Se você ainda não adquiriu uma licença de uso do programa, clique em “Cancel”. Você terá um período de avaliação de 14 dias para testar o BackupGoo.

Depois disso, o software pedirá que você forneça as informações de sua conta no Gmail. Portanto, informe o endereço de email completo no campo “Google account name” (“Nome da conta do Google”) e, em “Password”, digite a senha.

Informe os dados de sua conta do Gmail

Clique em “save password” caso deseje que o software memorize as informações de autenticação da sua conta. Também note que, por padrão, a cópia dos dados de sua conta será armazenada na pasta “backup”, dentro do diretório do usuário.

Depois disso, o programa lembrará o usuário de que o Gmail precisa estar configurado para o uso de IMAP. Caso já tenha realizado a configuração da seção anterior, clique em “OK” e você estará pronto para fazer o backup de seus e-mails, contatos e documentos.

Usando o BackupGoo

BackupGoo em ação

Não há segredos na utilização do BackupGoo. Para iniciar o processo de backup, basta clicar no único botão disponível na janela principal do programa: “Start backup now”. Depois disso, o software fará a autenticação nos servidores da Google e começará, automaticamente, a baixar seus dados.

Por padrão, o BackupGoo baixa mensagens armazenadas no Gmail, contatos que você possui gravados no Google Contacts, documentos criados ou editados com o Google Docs e a agenda de compromisso salva no Google Calendar.

Janela de opções

Porém, caso deseje, você pode alterar essas configurações por meio do menu Extras > Options. Nesta janela, na aba “General settings”, o usuário pode marcar ou desmarcar os dados que devem ou não serem salvos, assim como definir o intervalo de tempo entre as atualizações da cópia de segurança.

A guia “Google Docs” permite que o usuário escolha os formatos nos quais os arquivos deverão ser salvos. Depois de fazer as suas escolhas, clique no botão “OK” para salvá-las.

Nossa Opinião sobre o BackupGoo

Backupgoo é uma ferramenta muito prática e fácil de usar, já que possui uma interface simplificada, que graças aos poucos botões e opções, tornam a operação menos confusa para usuários iniciantes. Uma pena é o fato de que, apesar da elegância no número limitado de opções, o visual da interface seja tradicional demais.

Durante os nossos testes, a ferramenta não apresentou falhas ou problemas, fazendo com perfeição o backup dos dados da conta informada. A organização dos dados no HD também é um ponto positivo, pois mantém uma estrutura de pastas que recria as configurações do Gmail, com diretórios para cada filtro configurado pelo usuário, por exemplo.

Infelizmente, o software está disponível apenas em inglês.

Prós & Contras

Prós

  • Interface simplificada e intuitiva
  • Multiplataforma
  • Cópia bem organizada no HD

Contras

  • Disponível apenas em inglês
  • Visual muito tradicional

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o BackupGoo

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação