Logo SpiderOak Ícone

SpiderOak

Versão 5.1.8 Grátis
18.07 MB
Funciona em: Linux
X11/KDE/Gnome
Atualizado em : 26/08/2014 SpiderOak
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Ana Paula Pereira
Aproveite um espaço de 2 GB na web para armazenar o que quiser, com link direto e sincronia com pastas locais

Para prevenir perda de dados, o backup é uma medida essencial, pois criar uma cópia de segurança é uma garantia a mais de que seus documentos sejam recuperados de forma integral ou ao menos em uma versão bem recente.

Outra tarefa que por vezes pode ser cansativa é compartilhar arquivos online. Não só por causa da falta de espaço, mas também devido a complicações que podem ocorrer para fazer o upload do contéudo e para as pessoas que a ele têm acesso conseguirem baixar. O SpiderOak é um aplicativo que ajuda em ambas as tarefas: manter uma cópia de segurança e compartilhar arquivos de forma descomplicada.

Como nos habituamos ao uso diário do computador para diversas atividades, acabamos por acumular uma série de informações. No meio de tantos dados, com certeza uma parte deles é importante e acaba sendo, por vezes, mantida sem cópia de segurança. Infelizmente, estes dados nunca estão completamente livres de imprevistos e podem ser perdidos.

Com um limite de espaço de 2 GB, neste serviço você facilmente armazena o que você quiser: documentos, músicas, fotos ou simplesmente backups de arquivos de seu computador. Depois você simplesmente escolhe o que quer compartilhar e o programa faz tudo por você.

Interface e funcionamento

Após instalar o programa, ele solicita que você crie uma conta de usuário ou faça login. Para criar uma nova, clique em “Create a SpiderOak Account” e o programa inicia o gerenciador de criação de uma nova conta. O processo é inteiramente guiado (“wizard”) e consiste no preenchimento de dados de cadastro.

Caso você já possua uma conta, acesse-a utilizando o botão “Already have a SpiderOak Account”. Para efetuar o backup, que são os mesmos arquivos que ficam disponíveis para compartilhamento, na interface do programa acesse a aba “Backup”. Feito isso, você observa as categorias disponíveis (na forma de pastas) e o tamanho total dos arquivos.

Setor de Backup

Então basta selecionar os arquivos desejados marcando a pasta referente à categoria desejada. Para retirar alguma subpasta, é possível clicar em “Advanced” para que o programa expanda a árvore de diretório mostrada. Isso possibilita a manipulação e o gerenciamento de algum subdiretório que você deseje excluir ou posteriormente acrescentar à lista.

Quando tudo estiver corretamente selecionado, clique em “Start Backup”. O processo é iniciado automaticamente e pode ser acompanhado pela exibição da porcentagem de conclusão na interface do programa. Feito isso, seus arquivos estão prontos para, caso necessário, serem “resgatados” para seu computador, assim como serem compartilhados com quem você quiser.

Sincronização

Após escolhidos os arquivos que fazem parte de seu armazenamento, você pode utilizar o SpiderOak para sincronização de pastas. Para isso, basta acessar a aba “Sync”. Ao abri-la, é solicitado que você nomeie seu projeto. Feito isso, clique em “Next” e afim de avançar para a etapa seguinte.

Para começar o processo de sincronização é necessário escolher duas ou mais pastas (podem ser inclusive do mesmo computador, caso desejado). Para isso, digite (ou selecione por meio do botão “Browse”) o caminho das pastas a serem comparadas nos campos disponíveis. Quando todas estiverem prontas, passe para a próxima etapa.

Aba de sincronização

Nesse passo, o programa informa o conteúdo a ser sincronizado para conferência e basta clicar em “Start Sync” para iniciar o processo. A operação é automaticamente iniciada e pode ser acompanhada pela exibição da porcentagem de conclusão na interface do programa. Vale lembrar que esse processo é multiplataforma, basta ter o SpiderOak instalado nos computadores desejados.

Compartilhamento

Da mesma forma, é possível compartilhar os arquivos depois de armazenados. Para isso, entre na aba “Share” e clique no botão “New”. Em seguida, o programa solicita que você informe um ShareId (que será o nome de identificação para seus arquivos, necessário para o acesso). Então você deve preencher o nome do projeto e uma chave de acesso que será solicitada quando alguém tentar abrir seus arquivos.

Também é possível informar uma descrição para seus documentos. Feito isso, é necessário escolher duas ou mais pastas (podem ser inclusive do mesmo computador, caso deseje). Para isso, digite (ou selecione por meio do botão “Browse”) o caminho das pastas a serem comparadas nos campos disponíveis. Quando todas estiverem prontas, passe para a próxima etapa.

Aba informando o estado do programa

Então o SpiderOak mostra os dados de seu compartilhamento para conferência e basta clicar em “Start Share” para iniciar o processo. A operação é automaticamente iniciada e pode ser acompanhada pela exibição da porcentagem de conclusão na interface do programa.

Assim como na sincronização, este processo é multiplataforma, basta ter o SpiderOak instalado nos computadores desejados.

Não só por causa da falta de espaço, mas também devido a complicações que podem ocorrer para fazer o upload e para as pessoas conseguirem baixar o conteúdo. O SpiderOak é um aplicativo que pode ajudá-lo em ambas as tarefas: manter uma cópia de segurança e compartilhar arquivos de forma descomplicada.

Nossa Opinião sobre o SpiderOak

O SpiderOak oferece a possibilidade de armazenar arquivos em um diretório virtual, de forma que não ocupem espaço em seu computador além de garantir uma cópia de segurança de tais documentos e permitir compartilhá-los com quem o usuário desejar. Muito mais simples e seguro do que  precisar enviar grandes quantidades de arquivos ou imagens via email, por exemplo.

A característica de compartilhamento e sincronização é particularmente ainda mais útil quando você faz uso de mais do que um computador, pois oferece uma forma prática de atualizar conteúdos de pastas entre um notebook e desktop, por exemplo. Além disso, não é necessário ter conhecimento prévio sobre a função, visto que o programa é intuitivo devido a ótima organização de sua interface.

O programa é multiplataforma, permitindo que você compartilhe seus arquivos mesmo entre máquinas que utilizam diferentes sistemas operacionais, desde que todas elas tenham o SpiderOak instalado. Isso faz com que você não tenha que se preocupar com qual sistema operacional está em utilização nas máquinas com as quais deseja compartilhar arquivos.

Prós & Contras

Prós

  • Interface amigável;
  • Multiplataforma;
  • Funções intuitivas;

Contras

  • Pouco espaço disponível;

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o SpiderOak

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação