Baixaki - Milhares de apps e jogos para você

CCleaner x Advanced SystemCare: qual escolher para otimizar o PC?

Se você está procurando um software para otimizar o seu computador, não deixe de conferir o nosso comparativo de hoje

Avatar de: Marco Aurelio Andrade de Souza

Por Marco Aurelio Andrade de Souza via nexperts

03/05/2022 14h16min · Atualizado em 14/03/2023 16h53min
Compartilhe
FacebookWhatsappTelegramTwitterLinkedin
(Fonte: Shutterstock)
(Fonte: Shutterstock)

Otimizar o computador é uma necessidade que muitos usuários têm em seu dia a dia, uma vez que, com o passar do tempo e o surgimento de novas atualizações, os PCs tendem a ficar um pouco mais lentos quando comparados ao momento da compra. 

Por isso, muitos programas surgiram nos últimos anos com o intuito de ajudar as pessoas a recuperar parte do desempenho de suas máquinas, mas, entre tantas opções disponíveis, muitas pessoas ficam na dúvida sobre qual programa baixar. 

Dessa forma, para ajudar aqueles que estão nessa situação trouxemos um comparativo entre dois softwares muito populares: o CCleaner e o Advanced SystemCare. 

Quer saber mais deles? Confira nossas considerações abaixo!

CCleaner

(Fonte: Baixaki/Reprodução)
(Fonte: Baixaki/Reprodução)

A principal função do CCleaner é a de remover arquivos desnecessários do computador para que você ganhe um pouco mais de desempenho na hora de rodar programas.

Por isso, ao ser aberto, o software começa a realizar uma varredura no computador, identificando todos os documentos que podem ser excluídos, até possíveis problemas que podem afetar o desempenho ou a segurança do dispositivo, como a existência de arquivos com vírus. 

Uma vez que a varredura for finalizada, o usuário pode optar por executar a limpeza, resolvendo todos os pontos sinalizados pelo programa, ou escolher quais itens ele deseja solucionar naquele momento. 

Apesar de também contar com uma versão premium, o plano gratuito do CCleaner, que foi o analisado neste comparativo, funcionou normalmente, não apresentando mensagens de erro ou falha durante o processo.

Advanced SystemCare

(Fonte: Baixaki/Reprodução)
(Fonte: Baixaki/Reprodução)

O Advanced SystemCare tem uma funcionalidade muito parecida com a do programa anterior, já que ele faz uma varredura no sistema ao ser iniciado e apresenta uma lista com aspectos como: arquivos "inúteis" para o computador e problemas de segurança, que podem ser todos resolvidos com apenas um botão.

Todavia, uma das suas grandes vantagens está na existência de funções extras em sua estrutura, como a possibilidade de otimizar apenas o disco, o sistema e ou a navegação na internet. Dessa forma, o software trabalha para solucionar o problema de maior incômodo do usuário, gerando resultados um pouco mais efetivos.

Além disso, o programa se mostra como um software de multitarefas, em que algumas de suas funções extras são escudo de privacidade, proteção de navegação, remoção de anúncios e FaceID.

Durante os testes realizados, o programa também funcionou normalmente, não apresentando nenhum tipo de erro ou falha. 

Qual é o melhor software para otimizar o computador?

Tanto o CCleaner como o Advanced SystemCare se apresentam como opções interessantes para aqueles que desejam otimizar o computador para recuperar parte do seu desempenho. 

Apesar de apresentarem características semelhantes, diferenciam-se em aspectos de grande peso, fazendo que um deles saia na frente por ser um programa de multitarefas.

Em nossa análise, consideramos o Advanced SystemCare como a melhor opção para os usuários mais exigentes, que desejam ferramentas para além da otimização do computador, como um antivírus integrado.

No entanto, conseguimos verificar melhorias no computador após fazer a varredura e a correção dos erros em ambos os softwares, o que faz CCleaner também ser um programa eficiente no que se propõe.

Uma opção interessante para aqueles que ainda estiverem na dúvida de qual plataforma optar, pode ser de testar ambos os programas para ver qual deles consegue se encaixar melhor às suas necessidades. 

Caso opte por essa opção, os softwares estão disponíveis no Baixaki, podendo ser baixados e instalados de forma gratuita. Aproveite!