Logo A Escrava Isaura Ícone

A Escrava Isaura

Grátis
1000 KB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8
Adicionado em : 03/12/2008 Biblioteca Virtual do Estudante Brasileiro
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Danilo Amoroso
Quem já assistiu a novela pode ler o original da Escrava Isaura e ter um novo olhar sobre a história

A Escrava Isaura é um romance escrito em 1875 por Bernardo Guimarães. O grande público que conhece a história pela novela de 1976 (refeita em 2004) talvez não saiba sobre o grande impacto que esta obra teve no século XIX quando divulgada pela primeira vez.

O livro conta a história de uma escrava branca e educada que serve as vontades de um senhor inescrupuloso e foi mais um elemento de uma campanha pela abolição da escravatura que ganhava força na época. Porém, este tipo de manifestação não era abundante entre escritores.

Estudiosos afirmam que retratar as dificuldades de uma mulher branca como escrava foi uma escolha do autor para atingir ao público que mais lia romances na época: as mulheres da sociedade. E foi justamente pelo fato de ter a pele e a educação brancas da época, mas sofrer como uma escrava, que Isaura foi aceita pelo público, o que evidenciou a distinção de pessoas e classes pelo tom de pele.

Resumo

Bernardo Guimarães, autor do romance A Escrava Isaura.A história começa em Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro, onde Isaura vive como escrava e impossibilitada de ser livre por obsessão de seu sinhô Leôncio. Então o pai de Isaura, Miguel, decide fugir com a filha. Em Recife, Isaura adota outro nome, mas é reconhecida por Martinho, um ganancioso interessado no dinheiro da recompensa.

O próprio Leôncio vai a Recife e a traz de volta, onde uma série de desdobramentos muda a vida de todos os envolvidos.

DOMÍNIO PÚBLICO

A Escrava Isaura está disponível para download porque já se encontra em Domínio Público.Uma obra se encontra nesta condição quando seus direitos econômicos jánão pertencem a nenhuma pessoa ou entidade. Geralmente, o tempo dealgum objeto, obra ou qualquer outra manifestação artística cai emdomínio público após um período mínimo no mercado, que pode variar entre50 e70 anos.

O PORTAL

O portal Domínio Público oferece centenas de obras que já caíram emdomínio público, ou seja, são gratuitas para qualquer pessoa. Porém, apágina corre um sério risco de ser desativada, pasmen, pela falta deacessos.

Nossa Opinião sobre o A Escrava Isaura

Uma obra como A Escrava Isaura é garantia de boa leitura, seja para estudantes,historiadores ou apreciadores de boa literatura. E, além de contar commais um clássico deste incrível autor, você ajuda a manter o portal deDomínio Público na ativa.

Prós & Contras

Prós

  • Clássico da literatura gratuito

Contras

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o A Escrava Isaura

+1 Avaliação
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação