Logo A Moreninha Ícone

A Moreninha

Grátis
594 KB
Funciona em: Windows
XP/Vista/2000/2003/7/8
Adicionado em : 02/12/2008 Domínio Público
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Luísa Barwinski
Mais um dos grandes clássicos da literatura brasileira está disponível online

Três jovens rapazes, Augusto, Leopoldo, Fabrício e Filipe vão à Paquetá. Todos estão animados para a viagem, menos Augusto. Filipe comenta da presença de suas primas e sua irmã na casa da avó e propôs um desafio ao amigo: se Augusto não se apaixonar por alguma das moças, deverá escrever um romance sobre a sua história.

Augusto ri ao ficar sabendo que o namoro de Fabrício e D. Joaninha não vai nada bem por ela exigir coisas absurdas do rapaz, como usar lenços cor-de-rosa em bailes para combinar com a fita do cabelo dela. Ele sempre foi o conselheiro de Fabrício durante o romance. Chegando em Paquetá, os rapazes começam a se provocar para ver se Augusto, tido como inconstante no amor, conseguiria uma namorada.

Depois de várias provocações e conversas não muito agradáveis para ele, apenas D. Ana não o isolou. Todas as outras moças não quiseram mais saber de Augusto. Neste passeio, os dois conversam sobre amores passados e decepções. Ana conta para Augusto que a gruta, na qual eles estão conversando, existem poderes mágicos, especialmente na água. Quem beber dela será capaz de adivinhar os sentimentos alheios e não sairá da ilha sem se apaixonar.

De repente um grito chama a atenção de todos da casa. Foi D. Carolina, a Moreninha, assustada ao ver D. Paula caída ao chão, quem gritou.  À noite deste dia, todos foram a um sarau. Augusto dançou e jurou amor eterno à todas as moças e encontrou vários bilhetes no paletó para encontros em frente à gruta. Chegando lá ele encontra todas elas que brigam com ele. Augusto conta das conversas das moças que tinha ouvido. Apenas D.Carolina, a irmã de Filipe fica e os dois conversam e no decorrer da história se apaixonam.

Sobre o arquivo para download

Neste arquivo PDF, você encontra o romance completo, com cem páginas. O livro é disponibilizado pelo site Domínio Público, do Governo Federal. No site, você encontra vários outros títulos de autores renomados como Machado de Assis, Joaquim Manoel de Macedo e outros.

A biblioteca Baixaki também está bem enriquecida com as obras do grande mestre da literatura brasileira, Machado de Assis, Bernardo Guimarães, José de Alencar e muitos outros escritores brasileiros. Para lê-los você deve ter um leitor de PDF.

Nossa Opinião sobre o A Moreninha

O livro virtual “A Moreninha” é um dos principais clássicos da literatura nacional. É louvável a iniciativa de disponibilizá-lo online para que o conhecimento da obra se propague por toda a rede. Para ler este arquivo o usuário deve ter um leitor de PDF como Adobe Acrobat Reader, por exemplo. A leitura é bastante leve, apesar de todas as intrigas e provocações dos personagens – é este clima de competição entre as moças e os rapazes que dão o ritmo à história.

Prós & Contras

Prós

  • Um bom incentivo à leitura
  • Ótima oportunidade de aquisição de um clássico

Contras

  • O leitor deve estar consciente de que não é uma obra contemporânea

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o A Moreninha

+2 Avaliações
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação