Logo Autec Biblioteca Ícone

Autec Biblioteca

Versão 2.2 Grátis para testar
21.19 MB
Funciona em: Windows
XP/Vista
Atualizado em : 13/04/2011 Autec Tecnologia
Baixar Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Eduardo Godarth
Quer informatizar sua biblioteca ou apenas catalogar seus livros? Baixe o Autec Biblioteca

O Autec Biblioteca tem o intuito de ajudar o cliente a montar sua própria biblioteca. Para isso ele conta com inúmeros recursos que facilitam todos os processos, desde a catalogação de obras e autores até a emissão de carteirinhas para os futuros leitores.

No entanto, o software não se destina somente à monitoração de bibliotecas. Caso queira você também pode usá-lo para manter um cadastro dos livros que possui. Em cada entrada é possível adicionar fotos, resumos e observações sobre a obra, o que torna seu catálogo muito mais interessante.

Escolhendo o tipo de biblioteca

Após a instalação do programa, você deve definir qual o tipo de catalogação que deseja fazer. Os menus estão todos em português, o que deixa tudo mais fácil. Escolha quantos computadores devem participar da rede, se você permitirá empréstimos e, principalmente, qual o sistema de catalogação a ser usado.

Escolha entre os sistemas.

Existem dois sistemas em uso: a Classificação Decimal de Dewey (CDD) e a Classificação Decimal Universal (CDU). Ambas rotulam os livros com sequências de números que representam, mais ou menos bem, todos os temas possíveis. Pode-se dizer que o CDU é uma releitura moderna do CDD, que data do final do século XIX.

Os dois sistemas ainda estão em uso e podem ser encontrados em várias bibliotecas do mundo. A Biblioteca Nacional do Brasil, que fornece os parâmetros para todas as outras, usa o sistema de Classificação Decimal de Dewey (CDD).

Inserindo informações

Após acertar as configurações iniciais do Autec Biblioteca, você se depara com a interface principal do programa. A partir daí você começa o trabalho manual de catalogação de leitores, obras, autores, editoras, etc.

Ícones e itens na aba.

Para fazer esses cadastros, utilize a barra de ícones na parte superior. Para saber o que cada ícone faz é só deixar o mouse sobre ele por alguns segundos. Repare que você pode executar várias tarefas ao mesmo tempo utilizando o sistema de abas, na parte superior, da mesma forma que em um navegador de internet.

Nossa Opinião sobre o Autec Biblioteca

As funções de catalogação do Autec Biblioteca são muito intuitivas, ainda mais por estarem em português. Mesmo o usuário de nível médio ou inferior não deve encontrar problemas.

No entanto, as funções de empréstimo, confecção de carteirinhas e impressão de etiquetas não são tão fáceis de usar, e às vezes dão problema. O Autec Biblioteca é mais recomendado para usuários que queiram manter um catálogo de obras para consulta própria.

Prós & Contras

Prós

  • O catálogo sai bem feito.

Contras

  • A parte de empréstimos funciona mal.

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Autec Biblioteca

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação