Logo Guia Prático da Nova Ortografia Ícone

Guia Prático da Nova Ortografia

Grátis
972 KB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8
Adicionado em : 05/09/2014 Editora Melhoramentos
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie!
+26 Avaliações
  • Foto de Rafaell
    Rafaell 20 de janeiro de 2009 - 15:57
    10
    Nota Excelente!
    Que bom que uma editora disponibilizou gratuitamente um guia pra nos ajudar a se acostumar à nova ortografia da língua portuguesa. Eu acho uma boa ideia a unificação da escrita entres os países falantes da língua portuguesa. É só uma questão de tempo. Quando todos se acostumarem, vamos sair ganhando. Só pra quem for aprender nossa língua que vai sofrer um pouco, pois a retirada de tantos acentos vai criar confusões nas pronúncias.
  • Foto de Leonardo
    Leonardo 2 de fevereiro de 2009 - 18:59
    4
    Nota Bom!
    Não digo que o programa seja ruim,longe disso. Ruim é ter o Brasil de adequar a língua que se fala aqui à de outros países que falam algo que podemos no momento compreender razoavelmente. Nosso português é tão eclético, tão rico,dinâmico e diferenciado do que se ouve nos outros países ditos falantes de português,tão cheio de palavras que nós compreendemos e que para NÓS fazem sentido que dentro e fora da Internet se pode encontrar "Portuguese (Brazil)",diferenciando a língua aqui falada da falada noutros países. Não há o Inglês falado na Inglaterra e o falado nos EUA,diferença essa que todos conhecem, respeitam e aceitam,não querendo fazer os americanos falarem como os ingleses? Porque nós brasileiros somos obrigados a nos adequar a uma língua falada nos outros países ditos de língua portuguesa,que visivelmente se mostra defasada,senão atrasada no tempo ?

Descrição

Willian Fonseca
Fique atento às novas mudanças que ocorrerão na nossa língua escrita com este guia completo e muito didático

Como todos já devem estar sabendo, entrou em vigor em 2009 a reforma ortográfica da nossa língua escrita, que somente será obrigatória em 2012. No entanto, é importante que nos acostumemos com as novas regras desde já, para estarmos totalmente preparados quando as mudanças entrarem em vigor.

Escrito por Douglas Tufano e publicado pela Editora Melhoramentos, o Guia Prático da Nova Ortografia é uma das melhores referências oficialmente lançadas que abordam o tema relativo às recentes mudanças ortográficas da língua portuguesa.

O Guia

Antes de mais nada, para poder visualizar o guia sem complicações, é necessário ter um leitor de arquivos em PDF instalado no seu computador. As melhores sugestões são o Adobe Reader e o Foxit Reader, líderes de downloads no nosso site.

Ao abrir o arquivo, logo de início você notará que sua abordagem é em linguagem simples e de fácil compreensão, o que já ajuda e muito no aprendizado. Embora não exista um índice com os tópicos abordados, eles se encontram bem divididos pelos títulos referentes às mudanças.

A regra do trema é uma das alterações.

O autor sempre elucida as mudanças citadas através de um grupo de exemplos, mostrando, lado a lado, a diferença de escrita nas palavras antes e depois da reforma. Em diversos tópicos, ele também chama a atenção do leitor para exceções ou casos em que as regras mereçam maior destaque.

Quanto às regras de aplicação do hífen, as mudanças são abordadas em pequenos tópicos, seguidos de quadros com dezenas de exemplos que ilustrem as situações descritas. Há, ainda, a ênfase em algumas regras que não foram mudadas, o que pode evitar eventuais equívocos.

Nossa Opinião sobre o Guia Prático da Nova Ortografia

O Guia Prático da Nova Ortografia é uma ótima referência para quem já procura estar atualizado em relação às mudanças que ocorrerão em nossa língua escrita. Ele aborda, em tópicos bem divididos, as principais novidades que entrarão em vigor nos próximos anos.

O arquivo está no formato PDF, e requer um aplicativo adequado para ser visualizado, como o Adobe Reader, por exemplo. Pesando menos de 1MB, é possível acompanhar em cerca de trinta e duas páginas um completo guia acerca das mudanças em nossa língua. Baixe agora mesmo o Guia Prático da Nova Ortografia e comece a se acostumar com os novos padrões, que serão definitivamente adotados em 2012.

Prós & Contras

Prós

  • Linguagem simples e de fácil compreensão
  • Diversos exemplos das mudanças

Contras

  • Falta de um índice para melhor localização dos tópicos

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Guia Prático da Nova Ortografia

+26 Avaliações
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação