Logo Iracema Ícone

Iracema

Grátis
404 KB
Funciona em: Windows
98/Me/2000/XP/2003/Vista/7/8
Adicionado em : 25/02/2008 Dominio Público

O que estão falando…

Já usou? Avalie!
+3 Avaliações
  • Foto de Levi Sales
    Levi Sales 23 de março de 2009 - 15:31
    10
    Nota Excelente!
    O baixaki está mais uma vez de parabéns, gostei muito desse nova parte sobre literatura principalmente nacional, esse será meu segundo livro baixado e lido pelo baixaki, acho que ainda se pode melhorar mais, adicionar mais livros, nossa litaratura é muito boa...

Descrição

Equipe Baixaki
Descubra a linda história da índia Iracema e do europeu Martim, narrada magistralmente por José de Alencar

Junto com "O Guarani" e "Ubirajara", "Iracema" compõe a trilogia de romances indianistas do escritor José de Alencar, autor fundamental na legitimação do nacionalismo no recém-independente Brasil do século XIX.

Suas obras ainda englobam temas urbanos e regionalistas, dissertando sobre o vasto território brasileiro de norte a sul. Por suas palavras, foram contadas histórias dos gaúchos, sertanejos, interioranos e burgueses.

Iracema é o nome da protagonista do livro, a virgem dos lábios de mel e de cabelos tão escuros como a asa da graúna — assim descrita pelo autor. Com toda sua formosura, a índia encanta Martim, um europeu em viagem pelo novo continente.

A trama narra os encontros e desencontros dos dois, ilustrando a dicotomia entre a América e a Europa existente na época narrada (século XVI). O romance pode ser encarado como uma expressão da formação do povo do nosso país a partir da mestiçagem.

Nossa Opinião sobre o Iracema

Iracema consiste em uma leitura leve — de menos de 100 páginas — que figura como um clássico da literatura nacional. Prestigiado por universidades, costuma aparecer como um título para vestibulares Brasil a fora. Aproveite esta chance, pois O livro pode ser lido em frente ao computador sem cansar e sem nenhum taxa.

Para poder visualizar o arquivo baixado, você precisará de um leitor de PDF instalado no seu computador. Tanto o leitor quanto o livro são totalmente gratuitos, de domínio público. Aproveite!

Prós & Contras

Prós

  • Não encontramos pontos positivos.

Contras

  • Não encontramos pontos negativos.

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Iracema

+3 Avaliações
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação