Logo Meltdown & Specter Scanner Ícone

Meltdown & Specter Scanner

Grátis
750 KB
Funciona em: Windows
7/8/8.1/10
Adicionado em : 21/03/2018 G Data Software AG
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

+0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Caio de Carvalho
Programa identifica se o PC está infectado com duas das maiores ameaças recém-descobertas

O ano de 2018 começou com pé esquerdo no que diz respeito a grades vulnerabilidades digitais. Logo no início de janeiro, foram reveladas duas falhas, conhecidas como Meltdown e Spectre, que afetam praticamente todos os processadores desenvolvidos nos últimos 20 anos.

Foi pensando nisso que a empresa alemã G Data, responsável pelo antivírus de mesmo nome, lançou há algumas semanas a ferramenta Meltdown & Specter Scanner, que faz justamente o trabalho de verificar se sua máquina está suscetível a essas duas ameaças recentes do mundo da tecnologia.

O programa em si não fornece uma solução definitiva para o problema; apenas faz uma varredura nos arquivos do seu computador para detectar possíveis brechas de segurança causadas por ambas as vulnerabilidades. Caso isso aconteça, o serviço então mostra algumas dicas de como você pode proteger o dispositivo.

São vários os parâmetros checados pela aplicação. Entre eles:

  • Atualizações da Microsoft recentemente instaladas;
  • O processador que está equipado no seu PC e se possui brechas de segurança;
  • A versão do sistema operacional usada no aparelho;
  • Se elementos críticos foram adicionados nas configurações de BIOS;
  • Se há um antivírus eficiente em operação e se está compatível com os últimos patches de segurança da Microsoft.

Terminado o escaneamento, o programa então indica se o seu computador está seguro ou vulnerável, incluindo as recomendações básicas sobre o que pode ser feito no segundo caso.

Entendendo as ameaças

A descoberta do Meltdown e do Spectre veio a público logo na primeira semana de janeiro de 2018. No geral, são duas vulnerabilidades que afetam quase todos os microprocessadores presentes na maioria dos computadores produzidos nas duas últimas décadas em todo o mundo. Inicialmente, acreditava-se que a brecha impactava apenas os chips da Intel, mas depois foi descoberto que as tecnologias da AMD e ARM também estão na lista.

As duas falhas não impactam diretamente os dados do PC, mas podem permitir que essas mesmas informações sejam espionadas por terceiros — e, por consequência, vazadas na internet. Os dados variam desde senhas e credenciais de acesso até históricos de mensagens pessoais.

O que mais preocupa especialistas em segurança é que as brechas têm capacidade de atingir a chamada "memória kernel", utilizada pelo sistema operacional do aparelho e que costuma ser um dos componentes mais protegidos da máquina.

No caso do Meltdown, os processadores mais atingidos são os da Intel, que detém mais de 90% do mercado de chips empregados em servidores. É também a forma mais fácil de invadir o kernel, pois a aplicação é amplamente usada por hackers por sua concepção não muito complexa. Em contrapartida, o Spectre é mais difícil de corrigir porque exigiria que os chips fossem reprojetados, mas mesmo assim afeta um número ainda maior de processadores que o Meltdown.

Nossa Opinião sobre o Meltdown & Specter Scanner

Por serem de difícil detecção, Meltdown e Spectre podem estar rodando no seu computador sem que você saiba. Na verdade, é bem provável que isso aconteça dado o número de processadores infectados, todos desenvolvidos nos últimos 20 anos.

O Meltdown & Specter Scanner da G Data, embora não exclua essas brechas de segurança, serve como um primeiro passo para a remoção definitiva, pois funciona como um alerta caso alguma ameaça seja encontrada.

Sua interface é bem simples, se resumindo apenas ao botão "Star scanning", para iniciar a varredura, e ao resultado final, que mostra em janelas individuais se o dispositivo está protegido contra o Meltdown e o Spectre. Se algum deles for detectado, logo abaixo da mesma página aparecem algumas recomendações. Tudo muito fácil de visualizar e compreender.

Novamente, ressaltamos que a ferramenta da G Data não remove o Meltdown e o Spectre. Na verdade, apenas soluções mais avançadas de antivírus são capazes de fazê-lo. Em todo o caso, é fundamental saber se o seu gadget é um dos afetados, pois somente assim você poderá tomar as providências necessárias para manter a segurança das suas informações.

Prós & Contras

Prós

  • Rápida varredura das ameaças
  • Detecção dos possíveis diretórios afetados
  • Sugestões de como proceder
  • Gratuito para baixar

Contras

  • Não encontramos pontos negativos.

Avaliações sobre o Meltdown & Specter Scanner

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação