Logo Navio Negreiro Ícone

Navio Negreiro

Grátis
96 KB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8
Adicionado em : 13/05/2008 Domínio Público
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Equipe Baixaki
Embarque na poesia de Castro Alves e se emocione com um dos mais famosos poemas brasileiros

Um pouco sobre o Autor

O Jovem Castro Alves.Navio Negreiro é um dos mais famosos poemas de Antonio Frederico de Castro Alves (Castro Alves), o chamado “Poeta dos Escravos” em função dos poemas que escreveu contra a escravidão. Nascido em 1847 em Muritiba (região metropolitana de Salvador-BA), C astro Alves perdeu a mãe aos 13 anos, mesmo ano em que começou a escrever os primeiros versos poéticos.

Três anos após a morte da mãe, o pai se casa pela segunda vez; Antonio Frederico e seu irmão partem no dia seguinte para recife, onde sua reprovação no exame admissional da Faculdade de Direito do Recife coincidiu com o início de seu sucesso como poeta e declamador. O porte físico, bem como a voz imponente e agradável foram outros fatores que impulsionaram o sucesso de Castro Alves.

Reconhecido por autoridades da literatura, vide Afonso Pena, Joaquim Nabuco, Fagundes Varela, Ruy Barbosa e Rodrigues Alves, Antonio Frederico de Castro Alves hoje possui cadeira na Academia Brasileira de Letras.

Suas obras de maior repercussão, em ordem alfabética, foram: A cachoeira de Paulo Afonso (1876), Espumas Flutuantes (1870), Hinos do Equador (publicação póstuma, 1921) e Navio Negreiro, Tragédia no mar (1869).

A Obra

Como já foi dito, Navio Negreiro é um poema de Castro Alves que está entre os mais famosos da literatura brasileira. Apesar de ter cunho triste e muitas vezes buscar o horrível, o poema conta com realismo e desespero a vinda dos africanos ao Brasil.

Através das palavras de Castro Alves é possível ter uma visão mais precisa do que eram, na visão dos próprios negros, as viagens dentro dos navios negreiros. O poema é composto por seis partes, que retratam seis diferentes situações. Em cada parte existe métrica particular e não se trata de uma continuação imediata.

O arquivo a ser baixado está em formato PDF, devendo ser aberto com algum programa próprio de leitura, como o Adobe Reader ou Foxit Reader.

Prós & Contras

Prós

  • Não encontramos pontos positivos.

Contras

  • Não encontramos pontos negativos.

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Navio Negreiro

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação