Logo Os Lusíadas Ícone

Os Lusíadas

Grátis
404 KB
Funciona em: Windows
98/Me/2000/XP/2003/Vista/7/8
Adicionado em : 28/02/2008 Dominio Público

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Andressa Xavier
Obra completa de Luís Vaz de Camões, relatando os feitos históricos dos heróis lusitanos

Escrita por Luís Vaz de Camões, Os Lusíadas é uma obra poética considerada a epopéia portuguesa por excelência. Publicada pela primeira vez em 1572, no período literário do classicismo e três anos após o regresso do autor do Oriente, a obra é composta por 1102 estrofes que são oitavas decassílabas, ou seja, possuem 8 versos cada.

A ação principal de todo o poema trata da descoberta feita por Vasco da Gama e sua frota do caminho marítimo para a Índia. O ponto principal sempre é a glorificação do povo português, já que no decorrer dos cantos vários episódios da história de Portugal são relatados. Portanto, a estrutura narrativa apresenta-se nesta viagem.

Na epopéia, os heróis lusitanos recebem o auxílio dos deuses Vênus e Marte, passando por várias aventuras e nunca deixando de ressaltar o valor deste povo e enaltecendo a fé cristã de cada um deles. Com a viagem completa, Vênus os recompensa proporcionando um momento de descanso na e prazer na Ilha dos Amores, um paraíso natural que, de acordo com a narração, faz lembrar o Brasil, recém descoberto naquela época.

DIVISÃO DA OBRA

Tradicionalmente, o poema é subdividido em cinco partes, sendo:

Proposição: faz uma apresentação da matéria a ser cantada, relatando os feitos dos navegadores portugueses com um toque especial para a esquadra de Vasco da Gama.
Invocação: nesta parte, o poeta invoca o auxílio das Tágides, que eram musas do rio Tejo e que o inspiraram na composição da obra.
Dedicatória: Os Lusíadas PE dedicado ao Rei Dom Sebastião, que era visto como uma esperança de disseminação da fé católica, bem como continuaria a propagar as grandes conquistas portuguesas pelo mundo afora.
Narração: esta parte refere-se ao poema propriamente dito, contando a viagem de Vasco da Gama e todos os feitos heróicos.
Epílogo: esta parte pode ser vista como uma lamentação do poeta, reclamando aos quatro ventos que sua “voz rouca” já não pode ser ouvida com a mesma atenção.

Sobre o arquivo que você baixa no nosso site

Neste arquivo que você baixa, A Desejada das Gentes se apresenta em sua versão integral e totalmente gratuita. E, para poder abrir e aproveitar o arquivo satisfatoriamente, é necessário possuir um Leitor de PDF instalado no seu computador.

Prós & Contras

Prós

  • Não encontramos pontos positivos.

Contras

  • Não encontramos pontos negativos.

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Os Lusíadas

+1 Avaliação
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação