Logo Os Sertões Ícone

Os Sertões

Grátis
2.58 MB
Funciona em: Windows
98/Me/2000/XP/2003/Vista/7/8
Adicionado em : 28/02/2008 Dominio Público

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Andressa Xavier
Obra de Euclides da Cunha que reúne história, literatura e jornalismos, tratando da Guerra de Canudos

Escrito por Euclides da Cunha e publicado em 1902, o livro Os Sertões é uma das maiores obras escritas por um brasileiro, pertencendo ao mesmo tempo em uma prosa científica e uma prosa artística. Pode ser considerada como uma epopéia da vida sertaneja, com as lutas diárias contra a paisagem e incompreensão das elites governamentais. A obra apresenta contribuições para a sociologia, geografia, história e críticas humanas.

Apresentado em 3 partes principais, a história de Os Sertões trata da Guerra de Canudos (ou revolução de Canudos), que foi um movimento de fundo sócio-religioso, reprimido militarmente, que durou do período de 1893 a 1897, na então comunidade de Canudos, no interior do estado da Bahia.

Toda a violência e o movimento das tropas iniciaram-se por um motivo consideravelmente tolo, quando o personagem principal Antônio conselheiro foi reclamar um estoque de madeira não entregue. Este foi o estopim para o conflito que gerou um massacre violento, no qual os dois lados estavam errados.


Partes principais

Neste arquivo, você pode encontrar Os Sertões de maneira completa, com todo o conteúdo disposto em 270 páginas. São 10 capítulos divididos em três partes principais: A Terra, O Homem e A Luta. As duas primeiras são descritivas, preparando o leitor e apresentando-lhe os personagens para a verdadeira luta que está por vir, a Guerra de Canudos. Em A Terra, o autor faz uma descrição detalhada das características do lugar, do clima e as secas que afetam a região, da terra entre outros.

A seção O Homem apresenta as características do habitante da região, mostrando as relações dele com o meio, os comportamentos destes homens, suas crenças e hábitos diários etc. Após uma visão geral, o personagem que ganha destaque é Antônio conselheiro, o líder de Canudos, sendo que o autor relata informações sobre o passado deste líder, bem como a vida e os costumes de Canudos.

A Luta é um relato das quatro expedições realizadas pelo jornalista Euclides da Cunha a Canudos. Com uma visão real da situação, o autor faz testemunhos sobre a fome, as doenças, a violência, a pobreza do povo e todas as loucuras da guerra. Com retratos minuciosos, Os Sertões demonstra os absurdos da guerra, mostrando como o lado mais fraco resistiu até o fim com seus último defensores, que era um velho, dois adultos e somente uma criança.

Prós & Contras

Prós

  • Não encontramos pontos positivos.

Contras

  • Não encontramos pontos negativos.

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Os Sertões

+4 Avaliações
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação