Logo Strahov Library Ícone

Strahov Library

Versão 1.0 Grátis
Funciona em: Web
Flash
Adicionado em : 29/03/2011 360 Cities
Acessar Acesso Grátis
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie!
+5 Avaliações
  • Foto de Marco Polo
    Marco Polo 29 de março de 2011 - 20:46
    10
    Nota Excelente!
    Em poucos anos teremos acesso às principais bibliotecas, museus, universidades e ruas (Google Street View!) do mundo sem sair da frente do computador, talvez até em tempo real. Há uns 15 anos isso pareceria ficção científica!

Descrição

Felipe Arruda
Faça um tour virtual pela Biblioteca de Strahov e impressione-se com os detalhes da imagem de 40 Gigapixels

Passeie pela Biblioteca do Monastério de Strahov

A Biblioteca do Monastério de Strahov, na República Tcheca, agora está ao alcance de qualquer pessoa conectada à internet. Estamos falando, mais precisamente, da seção de Filosofia, que agora figura online na maior fotografia já capturada de um ambiente interno.

A imagem foi criada a partir de quase 3 mil fotos de alta resolução, capturadas individualmente. Juntas, essas imagens formam uma fotografia de 280 mil x 140 mil pixels e 40 Gigabytes, ou 400 bilhões de pixels. Se impressa, a foto teria 23 metros de comprimento.

O fotógrafo Jeffrey Martin levou cinco dias para construir essa impressionante panorâmica de 360 graus. Navegando pela imagem, o visitante é capaz de ver detalhes que passariam despercebidos até mesmo em uma visita à própria biblioteca, como títulos e texturas das lombadas de livros antigos e até mesmo as rachaduras e pinceladas da pintura no teto da sala.

Tour virtual pela biblioteca

Ao acessar o site, o usuário pode navegar livremente pela imagem gigantesca, por meio dos comandos à esquerda. A navegação é muito parecida com a do Google Streetview, portanto, os usuários já acostumados com o serviço da Google não devem sentir dificuldades.

Além disso, ao manter pressionado o botão esquerdo do mouse em algum ponto da imagem, o usuário pode arrastá-la tanto no eixo horizontal quanto vertical, para visualizar a sala de outro ângulo.

Para aproximar a imagem (zoom in), segure a tecla Shift e clique com o botão esquerdo do mouse. Se quiser afastar (zoom out), use a tecla Control. Para uma imersão maior durante a visita virtual, clique na opção “Enter fullscreen”, logo acima dos comandos direcionais, para visualizar a imagem em tela cheia.

Outra opção interessante é a visita “guiada”. Se você não sabe o que procurar na fotografia gigantesca, clique no botão “Start/Stop Tour” e deixe que o site lhe apresente os principais livros, objetos e detalhes da sala.

Um pouco de História

Monastério de Strahov

Fonte da imagem: Strahov Monastery

A coleção da biblioteca de Strahov faz parte da História da República Tcheca e começou no século XII, quando a monastério Premonstratense foi fundado no distrito de Praga. O desenvolvimento da biblioteca teve que ser interrompido muitas vezes ao longo dos séculos, como em 1258, por causa de um grande incêndio; e em 1648, quando Praga foi invadida pelos suecos, que acabaram levando alguns livros da coleção a Suécia.

Atualmente, existem mais de 200 mil livros antigos em Strahov, sendo a maioria do período entre o século XVI e XVIII, além de cerca de 3 mil manuscritos e 1,5 mil primeiras edições. Um dos itens mais preciosos da coleção é o “Evangeliário de Strahov”, livro católico usado na missa durante o século IX, com decorações no estilo gótico e românico.

Nossa Opinião sobre o Strahov Library

O Strahov Library é mais uma grande sacada do 360 Cities, empresa já consagrada pelas suas imagens em resoluções absurdas. A ideia de fotografar uma biblioteca com tanto conteúdo histórico, além de relevante, também ganha seu mérito pela dificuldade de execução da tarefa. De acordo com o fotógrafo, não foi fácil manter o foco correto para toda a imagem, já que o espaço era relativamente pequeno e as lentes utilizadas, grandes demais.

Os comandos de navegação são intuitivos e de uso amigável. Além disso, o site possui um visual atraente e, durante os nossos testes, não apresentou problemas de desempenho. Porém, recomenda-se que o usuário visite a página usando uma conexão de banda larga, já que as imagens precisam ser carregadas constantemente.

Como pontos negativos, ficam a falta de internacionalização da página, disponível apenas em inglês, e a ausência de informações sobre os objetos e detalhes exibidos durante a visita “guiada” (“Start/Stop Tour”).

Prós & Contras

Prós

  • Comandos de navegação intuitivos
  • Bom desempenho e visual atraente

Contras

  • Disponível apenas em inglês
  • Não possui informações sobre os objetos visualizados

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Strahov Library

+5 Avaliações
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação