Baixaki - Milhares de apps e jogos para você
uTorrent
Verificado

uTorrent

uTorrent: o mais famoso programa para salvar torrents está ainda mais veloz e eficiente em seus recursos

Windows
19.43MB
-
19.43MBBandeira do Brasil

uTorrent: o mais famoso programa para salvar torrents está ainda mais veloz e eficiente em seus recursos

Sobre o App

Avatar de: Igor Almenara Carneiro

Por Igor Almenara Carneiro via nexperts

Atualizado em 10/01/2024 20h43min

O µTorrent é um dos clientes de torrent mais usados no mundo, sendo uma das melhores alternativas para download de arquivos usando peer-to-peer. O aplicativo é constantemente atualizado, servindo como uma opção gratuita interessante para quem busca baixar torrents.

Dentro do µTorrent, você pode fazer download de vários torrents de uma só vez, agendar downloads, controlar a velocidade do download e continuar sua atividade na internet normalmente, graças ao ajuste automático de largura de banda.

 

O que é µTorrent?

O µTorrent é um cliente de torrent. O programa é utilizado para gerenciar downloads de arquivos através de peer-to-peer (“ponto a ponto”, em português). Com ele, você pode baixar uma enorme variedade de arquivos, desde que algum usuário ou servidor em qualquer lugar do mundo o disponibilize.

Por si só, o µTorrent é uma ferramenta para downloads. Ele não é responsável pela distribuição de arquivos, sendo apenas um meio para obtê-los. Para funcionar, você precisa ter o link do arquivo em questão e utilizar o µTorrent para localizá-lo, então possibilitando o download.

 

Como baixar e instalar o uTorrent

Primeiro, faça o download do uTorrent aqui pelo Baixaki e, quando o arquivo já estiver salvo no PC, é só executá-lo com um clique duplo.

Em seguida, o instalador faz quase todo o trabalho, exigindo que você apenas avance para as telas seguintes. Durante esse processo, você pode optar por baixar ferramentas adicionais que não irão impactar no uso do uTorrent, como antivírus e barra de tarefas para navegadores. Portanto, fica a seu critério.

Você também pode lançar automaticamente um atalho do uTorrent na área de trabalho e no Menu Iniciar. Contudo, essas opções também não obrigatórias. 

uTorrent - Imagem 1 do software

Qual a melhor versão do µTorrent?

Atualmente, o µTorrent está disponível em versão web, Classic (desktop) ou mobile (Android). A melhor versão para usuários de primeira viagem é o µTorrent Web, sendo ele a opção com interface mais acessível, permitindo a reprodução de conteúdo antes mesmo de terminar o download.

Com o µTorrent Web, você pode usar o BitTorrent Speed para impulsionar as velocidades de downloads, reproduzir conteúdo enquanto baixa, identificar torrents seguros para download, poupar internet e mais — tudo isso, em português (e mais 14 idiomas). O programa está disponível gratuitamente, mas também oferece versões pagas com recursos extras.

Não menos interessante é o µTorrent Classic, a versão tradicional do programa. A ferramenta permite o download rápido de qualquer arquivo torrent, sendo uma das opções mais famosas da atualidade. A partir dele, você pode agendar torrents, gerenciar downloads, poupar internet, personalizar a interface, baixar arquivos do RSS e fechar aplicativos de forma automática.

Por fim, há o µTorrent Android. Essa edição é projetada para rodar em celulares Android, permitindo baixar arquivos direto no aparelho celular, contando com algumas funções da versão web, como reprodução durante o download.

 

µTorrent é grátis?

O µTorrent é um programa gratuito, mas também oferece versões pagas com recursos extras. Cada uma das edições promete uma vantagem diferente, desde a retirada dos anúncios ao bloqueio de malware e reprodução instantânea de conteúdo.

Das versões pagas, a mais acessível é a livre de publicidade. Essa edição tira todos os anúncios da interface.

 

µTorrent é ilegal?

O uso do µTorrent não é ilegal. O programa não é responsável pela distribuição de arquivos, tampouco se responsabiliza pelo conteúdo transmitido através dele.

Contudo, é importante ressaltar que ele é uma ferramenta muito utilizada para compartilhamento de arquivos piratas (filmes, jogos e músicas, por exemplo).

Porém, nem todos os arquivos que circulam no µTorrent são ilegais. A internet está cheia de conteúdo com distribuição gratuita, estando protegidas sob a licença Creative Common.

Encontrá-los é bem simples: entre e pesquise por conteúdo no site ClearBits, uma espécie de agregador de documentos open source.

 

µTorrent é seguro?

Por si só, o µTorrent não oferece ameaça alguma para seu computador ou dados pessoais. O programa é um gerenciador de downloads no formato torrent bastante popular, então não contém vírus ou outros perigos no próprio programa.

Contudo, se o usuário não tomar os devidos cuidados, ele pode servir como caminho para vírus e ameaças graves para seu computador. Desta forma, é essencial que você fique atento aos links que usa para baixar arquivos.

Caso você sinta a necessidade proteger a sua privacidade ao usar o uTorrent, ocultando seu endereço IP e criptografando sua conexão, você pode optar pelo uso de uma VPN (Rede Privada Virtual). Para saber mais sobre VPNs, confira em seguida:

- O que é Conexão VPN?

- Vantagens de utilizar uma VPN 

 

µTorrent pode baixar vírus?

Assim como qualquer gerenciador de downloads de fontes desconhecidas, o µTorrent pode abrir portas para malwares no seu computador. O programa até promete varrer ameaças nos arquivos solicitados, mas ele não é invulnerável.

Por isso, é importante que o usuário conheça a origem do arquivo e saiba sua procedência. Para isso, é interessante acompanhar o relato de outros usuários que baixaram pela mesma fonte, pesquisar na internet por comentários e desconfiar de propostas impossíveis.

Para usar o µTorrent com mais tranquilidade, é recomendado que o usuário possua um antivírus instalado em seu dispositivo. Para saber mais sobre antivírus, confira em seguida:

- O que é um Cavalo de Troia?

- Como escolher o melhor antivírus para você?

- 5 funções dos antivírus que você não conhecia

 

Qual a diferença entre µTorrent e BitTorrent?

Na prática, não existe muita diferença entre µTorrent e BitTorrent. Os dois programas compartilham várias funções, sendo ambos gerenciadores de download de torrents.

Não existe diferença no tempo de download, usabilidade e tampouco na interface. Portanto, você terá a mesma experiência em qualquer um dos programas. Sendo assim, você pode escolher aquele que preferir, sem ter medo de deixar recursos para trás.

Anteriormente, o BitTorrent era conhecido por ser uma versão mais “robusta” de gerenciador de torrents, mas não há muita diferente hoje em dia. Da mesma forma, a escolha do programa se resume à preferência do usuário em relação à interface.

 

Como configurar o µTorrent

O µTorrent oferece várias opções de personalização para refinar sua experiência no programa. Por padrão, o aplicativo está preparado com várias opções pré-definidas, ideais para quem não quer perder tempo em ajustes finos e quer logo fazer downloads.

Contudo, se você quiser ajustar algumas coisas, pode fazê-lo indo em “Opções” no canto superior esquerdo da tela e ir em “Preferências”. Essa seção abre todo o catálogo de opções disponíveis para ajustes, incluindo idioma, atualizações automáticas, bloqueio por senha no primeiro acesso e mais.

Na seção “Privacidade”, por sua vez, você pode ajustar a coleta de dados de comportamento do seu uso. Esse compartilhamento de informações serve para que a empresa direcione publicidade para seu computador. Felizmente, existem as opções “Limpar dados privados” e “Esqueça-me” que apagam seus dados de utilização por completo e poupam sua privacidade.

uTorrent - Imagem 2 do software

Você também pode fazer ajustes em interface no µTorrent na seção “Definições de IU”. A seção inclui uma série de ajustes relacionadas às informações exibidas na tela, como limpar a lista de downloads sempre que terminar de baixar um arquivo, ativar notificações no ícone da bandeja e outros.

Por fim, em “Agendamento” o usuário pode limitar a velocidade máxima de internet num determinado momento do dia — interessante quando você precisa de mais banda e não tem pressa para terminar os downloads.

 

Como definir a velocidade de download do µTorrent?

O µTorrent permite definir a velocidade mínima e máxima de download manualmente. O ajuste está disponível na seção de configurações, na área “Guia de Configuração”.

Dentro do item “Sua velocidade de Upload”, você ajusta a velocidade real de upload que deseja habilitar no programa. Se não quiser se preocupar com isso, pode manter a configuração em “Configurações Atuais (ilimitado)”.

Nesta mesma área, você também pode escolher a opção “Executar testes” para conhecer a melhor opção disponível para você.

Vale ressaltar que o µTorrent apresenta as informações em Kbps e não Mbps. Por conta disso, é interessante utilizar um conversor de unidades para encontrar o número aproximado ideal.

 

Como baixar arquivos no µTorrent

Existem duas formas de baixar arquivos no µTorrent: links magnéticos ou adicionando o torrent manualmente. Com links magnéticos, o processo é tão simples quanto clicar duas vezes no endereço web e autorizar a abertura do gerenciador.

Há uma enorme variedade de sites com suporte à ferramenta, incluindo fontes populares como TorrentDay e outros. Contudo, vale ressaltar que nem todos eles contém arquivos de distribuição gratuito, então podem ser fonte de pirataria.

A adição manual de torrent, porém, é um pouco mais complicada. Para fazê-la, siga os passos:

- Clique em “Arquivo” no canto superior esquerdo da tela;
- Clique em “Adicionar Torrent”.
- Ou clique em “Torrents” e selecione o botão de “+” (soma) na parte central.
- Depois disso, você deve escolher um arquivo que tenha a extensão “.torrent” salvos no computador.

Então, você precisa escolher a pasta em que o arquivo será salvo. Nesta mesma tela, você pode conferir os itens que estão contidos no torrent — e é importante ficar atento nesta etapa. O usuário pode definir itens que não deseja baixar desmarcando a caixa à esquerda.

Da mesma forma, você pode adicionar torrents a partir do endereço URL de forma manual. Para isso, vá em “Arquivo” e selecione a opção “Adicionar Torrent a partir do URL”.

 

Como saber se o download acabou no µTorrent

O progresso de download de cada um dos arquivos selecionados está disponível na parte central da tela dentro da seção “Torrents”, acessível pela coluna à esquerda. Nesta área, são exibidas informações como status do arquivo, se há partes incompletas, tempo estimado para finalização da transferência, velocidade atual de download e upload e opiniões de outros usuários.

Quando o arquivo termina de ser baixado, seu computador se torna um seeder, isto é, uma máquina que compõe a rede de compartilhamento de ponto a ponto daquele arquivo para outros usuários. Você pode cancelar essa ação a qualquer momento.

 

Gerenciamento remoto do µTorrent

Uma das funções mais interessantes do µTorrent é a transferência remota. O recurso permite iniciar, pausar e executar arquivos sem estar na frente do computador, desde que o dispositivo esteja conectado à internet.

Na prática, o recurso serve como uma interessante forma de poupar o tempo do usuário, principalmente se ele deixa o computador baixando alguma coisa enquanto sai de casa para trabalhar ou fazer outra tarefa. O gerenciamento também pode acontecer pela web, através do site Remote.u.Torrent ou pelo aplicativo µTorrent Mobile, disponível para Android.

Porém, é importante ressaltar que o usuário precisa configurar a ferramenta antes de utilizá-la. Para isso, o usuário precisa ir em Opções > Preferências > Remoto e marcar a opção “Ativar acesso µTorrent remoto” e inserir um nome de usuário e senha.

 

Conecte o µTorrent em vários dispositivos

O µTorrent também pode ser conectado a mais de um dispositivo ao mesmo tempo. A conexão permite a transferência de arquivos multimídia, como fotos e vídeos, e precisa que os dois aparelhos estejam conectados por um cabo USB. Essa função está disponível com Android, iOS, PlayStation 3 e Xbox 360 e outros produtos com certificação BitTorrent.

A opção está contida no menu “Arquivo” do programa, dentro da função “Adicionar Dispositivo”. Então, resta só escolher o aparelho que deseja parear ao computador.

 

Como usar o µTorrent no celular

Você também pode usar o µTorrent para baixar arquivos no celular. Neste caso, você precisa baixar o µTorrent Mobile disponível na Play Store.

Em termos gerais, o uso do aplicativo é muito parecida com a versão de computador, e fica ainda melhor se o aparelho estiver conectado ao Wi-Fi. Assim como na versão web, há a opção de reproduzir conteúdo assim que finalizar o download, assim poupando o uso de outros aplicativos para conferir um filme ou uma música.

 

Criando torrents com µTorrent

O µTorrent também pode servir para criar torrents por conta própria. Essa opção é ideal para enviar arquivos para amigos e familiares com protocolo peer-to-peer.

Para isso, vá em “Arquivo” e clique em “Criar um novo torrent”. Então, você deve selecionar os arquivos desejados para o envio, ou um diretório inteiro.

Ao criar um torrent para transferência, seu computador se torna um seeder, ou seja, uma fonte do arquivo. Neste caso, se somente o seu dispositivo possuir o documento, apagá-lo impedirá o compartilhamento.

 

µTorrent pode servir como feed RSS

O µTorrent pode ser utilizado como feed RSS para acompanhar notícias. A ferramenta baixa feeds RSS de forma automática, permitindo conferir conteúdo disponível de forma prática. Neste caso, você precisa inserir manualmente o URL do feed em questão e ajustar da forma que preferir.

Quanto custa o µTorrent?

O µTorrent é um programa gratuito, mas ele também oferece versões pagas com recursos extras. Os preços do µTorrent Classic são:

- µTorrent Classic AD-FREE: US$ 4,95 (~R$ 24,30);
- µTorrent Pro: US$ 19,95 (~R$ 97,90);
- µTorrent Pro + VPN: US$ 69,95 (~R$ 343,20).

Vale ressaltar que o download, o upload de arquivos e todas as funções básicas do µTorrent estão disponíveis já na versão grátis do aplicativo.

 

Qual o melhor µTorrent?

Não existe opção melhor do µTorrent em termos gerais, mas existe aquela que se encaixa melhor com sua necessidade. Se você for um usuário pontual, que não precisa do programa a todo momento e só precisa baixar um único arquivo, o µTorrent Web pode servir.

Contudo, se você busca uma experiência mais avançada e constante no seu computador, o µTorrent Classic pode ser uma opção interessante. Além disso, essa é a ideal para quem conhece a interface antiga e sabe lidar com arquivos torrent.

Por fim, se você quer baixar torrents no celular, não há outra opção senão o µTorrent Mobile. Essa opção permite que você use o aparelho para baixar arquivos no protocolo ponto a ponot sem precisar de computador.

 

µTorrent está disponível para quais sistemas?

Atualmente, o µTorrent está disponível em português para baixar no PC com Windows 7, Windows 8 e Windows 10 (e Windows 11 através de retrocompatibilidade).

Computadores com macOS ou Linux também são compatíveis. Logicamente, também há uma versão para Android, mas não existe nenhuma para iOS.

Ler menos

Opinião dos editores

Baixe o µTorrent gratuitamente

Não é à toa que o µTorrent é um dos gerenciadores de torrent mais populares. O programa oferece uma lista completa de ferramentas e configurações para tornar a experiência a mais tranquila possível quando o assunto é baixar ou subir arquivos com peer-to-peer.

Para iniciantes, o programa clássico pode não ser tão amigável. Contudo, a versão web está aí para permitir que esse público comece a jornada no mundo dos torrents com menos dificuldades e um dia migrem para o programa completo.

Além disso, a disponibilidade do aplicativo para celular também facilitou as coisas, tornando o portátil ainda mais útil para quem busca baixar arquivos maiores. Vale ressaltar que a ferramenta também está disponível para tablets, então pode servir para quem usa um desses dispositivos como espécie de notebook em casa.

A partir do programa, você também pode criar torrents e compartilhar arquivos com amigos e familiares com facilidade. Neste caso, você se torna um seeder de documentos pessoais, sendo uma forma interessante de compartilhar arquivos maiores com agilidade.

As funções extras e a versatilidade do µTorrent são um dos pontos mais interessantes do programa. Isso, aliado à interface acessível, dá liberdade ao usuário baixar qualquer arquivo com bastante facilidade, sem se preocupar com etapas desnecessárias. Além disso, o programa é bem leve, pesando menos de 1 MB e requer muito pouco do sistema para funcionar.

Apesar dessas vantagens, é importante ter atenção: o µTorrent não é ilegal e, por si só, não carrega vírus. Porém, fica a cargo do usuário ficar atento às fontes dos arquivos que decide baixar. É crucial assegurar que o link escolhido vem de uma fonte segura e ter um bom antivírus baixado no computador para emergências.

Se você quiser uma segurança extra, há também as opções pagas do µTorrent. Existe até uma opção mais barata caso você não precise de ferramentas adicionais e só queira se livrar da publicidade exibida na tela — o que pode incomodar alguns usuários.

Outro defeito do programa está na transmissão prévia de arquivos. Se você está baixando alguma coisa e quer conferir a prévia do documento, a exibição pode falhar a qualquer momento.

Ler mais

Notícias

Outros apps da Ludvig Strigeus

Informações Técnicas

  • Plataforma

    Windows
  • Instalações

    +87M
  • Tamanho do app

    19.43MB
  • Requisitos

    7
  • Lançado em

    08/10/2018
  • Oferecido por

    Ludvig Strigeus

Assistir vídeo?

Seu download vai começar após o anúncio.