Logo Flowlab Ícone

Flowlab

Versão Alpha Grátis
Funciona em: Web
Flash
Adicionado em : 11/12/2012 FlowLab
Acessar Acesso Grátis
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Leonardo Müller
Crie seus próprios games em Flash e compartilhe com seus amigos

Flowlab é um serviço online que permite a você criar seus próprios games em Flash e compartilhar seu trabalho com os amigos nas redes sociais.

A ferramenta conta com um tutorial detalhado que explica quase todas as fases de construção dos jogos. É possível começar um cenário do zero, especificar a lógica do game, criar personagens e condições para que seja possível iniciar e terminar as “partidas”.

Além de permitir que você crie jogos desde o início, o Flowlab possibilita ainda editá-los e aplicar novas condições para que os jogadores tenham um pouco mais de dificuldade com o título. Depois de tudo feito, é possível compartilhar com todos os seus amigos nas redes sociais a sua criação, fazendo com que eles percam um bom tempo jogando.

Crie seus próprios games.

Um jogo com a sua assinatura

Essa é a proposta definitiva do Flowlab. É você quem cria o game do início ao fim e pode fazer modificação sempre que achar necessário. Isso, sem dúvida, deve atrair aqueles aficionados em jogos online construídos em flash que encontramos aos montes pelas internet. Sendo assim, imagine ter seus próprios títulos divulgados na rede ou ainda tendo seu nome reconhecido como desenvolvedor.

Para isso, você precisa primeiro começar a desenvolver. Dessa maneira, logo que você efetua o registro no serviço ou faz login com sua conta do Facebook/Twitter, uma tela deve mostrar um belo espaço em branco. Procure e clique no botão “New Game”.

Fazendo isso, uma nova janela exibirá algumas opções para que você comece a sua criação. Escolha “Flowlab tutorial” e dê “Ok”. Agora, todos os seus passos serão guiados, e você saberá como proceder na sua própria criação. Caso esqueça algum procedimento a se seguir, confira o vídeo abaixo que mostra o processo de criação de um game no Flowlab.

 O que fazer?

Depois que você aprendeu a utilizar as ferramentas de criação, é chegada a hora de criar o seu próprio game. Contudo, no fim do tutorial que você seguiu, foi mostrado um esquema parecido com um circuito. Aqueles são os comandos que devem ser especificados para jogar. Dessa maneira, é preciso ficar muito atento à forma como eles estão conectados para gerar os movimentos do seu personagem.

Com isso, siga em frente e comece com os cenários de cada fase do seu game. É possível deixá-los de qualquer cor e com qualquer aspecto. Fora isso, caso você deseje deixar tudo mais personalizado, na hora de inserir um elemento na tela, escolha “Load”, no canto inferior esquerdo da tela para carregar imagens diretamente do seu computador.

Monte os cenários da forma que você quiser.

Dessa maneira, você mesmo pode criar imagens para servir de decoração ou obstáculos para quem for jogar o seu game. Fora isso, é possível ainda fazer isso com qualquer elemento no Flowlab. Assim, você consegue criar personagens próprios e inéditos no jogo. Fica tudo a sua escolha.

Nossa Opinião sobre o Flowlab

Para os amantes dos jogos em flash, chegou a ferramenta que vai levá-los para o “outro lado do jogo”. Quem era jogador vai virar desenvolvedor. É basicamente isso que o que proporciona esta ferramenta incrível.

Além de ser extremamente funcional e razoavelmente fácil de aprender a usar, o Flowlab traz resultados ótimos. Os games criados mostram uma qualidade acima do esperado, com imagens bem definidas e movimentação suave. Fora isso, absolutamente tudo é personalizável, já que você começa a criação desde o primeiro tijolo.

A quantidade de ferramentas para edição e aplicação de efeitos e variáveis de funcionamento é enorme. Você pode definir as relações de combinação entre as teclas escolhidas para os comandos, a intensidade que elas representam no game e como tudo vai reagir ao ambiente. Ou seja, você é o “Criador” desse mundo e pode mandar em tudo.

O grande ponto alto do serviço é a possibilidade de trazer os jogadores para o mundo do desenvolvimento de games em Flash. Assim, cada um pode fazer o seu jogo “perfeito” e com a sua cara.

Em nossos testes, não encontramos qualquer problema com a ferramenta. Tudo funciona de forma adequada trazendo sempre bons resultados. Ainda assim, atrasos para carregar algumas ferramentas de edição apareceram. Contudo, isso não compromete a experiência com o serviço.

A forma de construção dos comandos é a parte mais complicada do Flowlab. Entretanto, com um tempo, e muito empenho, você consegue entender o funcionamento do sistema. O problema é que o tutorial não ensina a criar essa parte do jogo, dando todo o “circuito” de mão-beijada para o desenvolvedor iniciante.

Levando tudo isso em conta, podemos dizer que vale a pena fazer o teste com o Flowlab. No mínimo, você vai se divertir com as suas criações e poderá ainda mostrar para todos os seus amigos o que fez. Fora isso, o Flowlab é uma ótima “pré-escola” para quem quer entrar no mundo do desenvolvimento.

Prós & Contras

Prós

  • Muitas funções
  • Extremamente personalizável
  • Ótimos resultados
  • Integrado com redes sociais
  • Tutorial detalhando

Contras

  • Não ensina a construir os comandos para os games

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Flowlab

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação