Logo Gparted Ícone

Gparted Versão 0.22.0 Grátis

1.95 MB
Funciona em: Linux
X11/KDE/Gnome/Unity
Atualizado em: 24/03/2015 SourceForge Team
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Gabriel Gugik
Crie, modifique e exclua partições com esta ótima ferramenta

O disco rígido geralmente é subdividido em uma ou mais partições, que normalmente não são dimensionáveis. O propósito do GParted é permitir que você organize suas partições de uma maneira que preserve seu conteúdo.

Quando gravamos um arquivo em nossos computadores, esses arquivos nem sempre encontram um espaço contínuo no HD para se fixar. Dessa forma, este é um dos problemas de redimensionar uma partição: você pode separar um arquivo, sem saber, e acabar corrompendo-o.

Por isso existem os desfragmentadores de disco, que reorganizam os arquivos dispondo-os no HD de uma maneira na qual as partes de um mesmo arquivo permaneçam juntas. Esse processo diminui a ocorrência de perdas durante um redimensionamento.

GParted é um editor do Gnome usado para manipular as partições do seu HD de maneira fácil e rápida. Com ele você pode criar, destruir, redimensionar, mover, copiar, espelhar, reorganizar o espaço utilizado e ainda liberar espaço para novos sistemas operacionais.

Este programa é desenvolvido em C++ e usa uma GUI (interface gráfica) bastante simples de ser compreendida e manipulada. Ele também está disponível em versões Live CD e Live USB, baseadas no Gentoo Catalyst, e está incluso em alguns GNU/Linux Live Cds.

gparted interface

Procedimentos de instalação

A instalação do Gparted pode ser feita de maneira muito simples e rápida se você utilizar o Ubuntu ou alguma distribuição derivada. Basta baixar o arquivo DEB do nosso site e instalá-lo, clicando duas vezes sobre ele.

Para as demais distribuições é necessário compilar o código fonte. Para isso, descompacte o arquivo TAR.BZ2 em uma pasta de sua preferência, acesse-a através de um terminal e utilize os comandos:

$ ./configure
$ make
$ sudo make install

Caso seja necessária a instalação de alguma dependência e você possuir o programa APT, utilize o comando:

$ sudo apt-get install nome_da_dependência

Como usar

Uma vez instalado, no Gnome o GParted fica localizado em Sistema > Administração > Editor de Partições. Uma janela com informações sobre as atuais partições do seu disco aparece: essas informações são importantes, pois apontam o tamanho atual de cada parte do seu HD e informam qual o espaço livre em cada uma e qual o sistema de arquivos utilizado.

redimensionar

Para fazer um redimensionamento, basta escolher uma das partições (ela não pode estar atualmente sendo utilizada nem montada) e clicar em "Redimensionar/Mover". Uma janelinha aparece e você pode digitar as informações necessárias, como o tamanho novo da partição, ou simplesmente mostrar o tamanho da nova partição desejada comn o ponteiro do mouse.

Nossa Opinião sobre o Gparted

O GParted é uma ferramenta muito útil para quem deseja redimensionar as partições de seu HD. Com uma interface simples, ele permite que as pessoas comuns executem operações avançadas.

Com uma ferramenta dessas em mãos, você poderá organizar seus arquivos da maneira que bem entender, separando, por exemplo, uma partição somente para músicas, uma só para arquivos do seu trabalho ou ainda deixar uma partição livre para instalar outras distribuições e aumentar seus conhecimentos em Linux.

Prós & Contras

Prós

  • Não encontramos pontos positivos.

Contras

  • Não encontramos pontos negativos.

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Gparted

+6 Avaliações
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação