Logo Big Business Deluxe Ícone

Big Business Deluxe

Grátis
27 MB
Funciona em: Windows Phone
8/8.1
Adicionado em : 15/07/2014 Game Insight International
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Wilson Junior
Um game de gerenciamento à moda antiga

Big Business é um game de gerenciamento em que você é convidado transformar uma pequena cidadezinha em uma próspera megalópole. Como uma espécie de prefeito onipresente, você precisará atentar para todos os níveis de desenvolvimento urbano, desde as infraestruturas até questões relacionadas ao comércio, transporte e logística — matérias primas que abastecerão a indústria.

Embora o desenvolvimento geral da sua cidade seja relativamente livre, Big Bussiness propõe várias tarefas, cujas conclusões podem ajudar a otimizar o gerenciamento — coisas como construção de casas, instituição de árias verdes, compras de caminhões etc. Ademais, o game traz ainda a possibilidade de microtransações (compras com dinheiro real) e interação com várias redes sociais.

Big Business Deluxe - Imagem 1 do software

Nossa Opinião sobre o Big Business Deluxe

O gênero Tycoon parece ter ganhado mais e mais gás nos últimos anos, sobretudo com a proliferação de títulos casuais portáteis. Quer dizer, quem jogou as primeiras propostas do gênero deve se lembrar bem que obter sucesso em jogos como SinCity não era exatamente uma tarefa fácil — na verdade, qualquer coisa, desde quebras financeiras a abduções alienígenas poderiam por fim à empreitada. Mas isso com certeza mudou.

Ok, é verdade que seria uma injustiça considerar Big Business como um típico game de gerenciamento casual. Afinal, diferentemente das “fazendas felizes” espalhadas pelas redes sociais, aqui as suas capacidades de gerenciamento e projeto realmente fazem alguma diferença — embora a mais completa falta de talento ainda possa ser remediada por um esquema de microtransações (isto é: gastar dinheiro real para adquirir itens dentro do jogo).

Embora seja o prefeito da bela cidadezinha do game, as suas tarefas aqui vão um tanto além das incumbências típicas do cargo. Em Big Business, você será uma espécie de “prefeito executivo onipresente”, cujas tarefas envolvem desde questões relacionadas à infraestrutura da cidade quanto ao desenvolvimento da indústria e também do comércio.

É fácil se perder em um amontoado de informações? Talvez. Entretanto, há aqui uma alma caridosa: Jerry. Com um sorriso constantemente estampado no rosto, o funcionário assumirá o posto de tutor, indicando os caminhos possíveis no início e alertando para possíveis deslizes. Digamos que, para começar, o melhor mesmo é voltar os olhos para o seu parque industrial — obviamente incipiente no início — e para a instalação de fazendas.

Mas não, não basta simplesmente construir novas instalações para, em seguida, se recostar na poltrona e assistir a tudo crescer. Ao fixar uma fazenda de cana-de-açúcar, por exemplo, você precisará se preocupar também em como os insumos coletados ali serão transportados até as fábricas — até mesmo a compra de caminhões, aqui, fica a cargo do bom e prestativo prefeito da cidade.

A relativa liberdade de Big Business também é conduzida e limitada pela sua população presente. Quer dizer, será completamente impossível instalar uma fábrica de papel se não houver funcionários suficientes — isso demandará mais moradias, o que (adivinhe?) também será sua função. Na verdade, cada um dos níveis conquistáveis no game depende exclusivamente da sua capacidade de fazer a cidade crescer como um todo.

Mas é claro, nem só de fábricas e fazendas sobrevive um centro urbano apinhado. Entre uma jornada de trabalho extenuante e outra, os seus trabalhadores precisará de lugares para descansar e, de forma geral, “curtir a vida”. Nesse momento, torna-se necessário também cuidar do projeto urbanístico e de lazer da sua cidade, incluindo áreas verdes, cafeterias e parques de diversão.

Enfim, talvez Big Business não traga o nível de dificuldade punitivo de alguns jogos de gerenciamento blockbusters. Entretanto, o nível de gerenciamento incluído pela desenvolvedora Game Insight International certamente é um belo atrativo, e também uma homenagem a uma época em que os jogos Tycoon andavam totalmente na moda — com zoológicos, parques de diversão e até mesmo bancas de limonada.

Prós & Contras

Prós

  • Gerenciamento se estende a todas as dimensões da cidade
  • Várias construções possíveis
  • Bom tutorial
  • Belos gráficos

Contras

  • O desafio dificilmente vai levá-lo à bancarrota

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Big Business Deluxe

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação