60 aplicativos essenciais para Windows

8 min de leitura
Imagem de: 60 aplicativos essenciais para Windows

Dezenas de softwares passam por nosso crivo diariamente, mas nem todos se destacam ou oferecem funções indispensáveis. Entretanto, há alguns programas que já são conhecidos e fazem parte de nossa rotina, os quais compõem nosso “Kit Básico” de aplicativos essenciais.

Selecionamos diversos utilitários para você manter seu computador atualizado e sempre funcionando. Além disso, trazemos algumas dicas de programas interessantes para você aproveitar conteúdo multimídia e se divertir sem dificuldades. A ideia aqui é oferecer um guia rápido com alternativas para você tentar contornar problemas e conhecer bons programas.

Atualizações

Windows XP Service Pack 3

Se você utiliza o Windows XP e quer ter a melhor experiência possível, este pacotão com as principais atualizações é indispensável.

Windows Vista Service Pack 2

Diversas correções e recursos para aumentar a segurança e o desempenho do seu Windows Vista!

Windows 7 Service Pack 1

Corrija problemas diversos do sistema com este software que aplica diversos aprimoramentos ao Windows 7. Detalhe: este pacote não elimina a necessidade de novas atualizações, portanto mantenha o Windows Update sempre atualizado.

Microsoft .NET Framework

O Microsoft .NET Framework é uma coleção de bibliotecas essenciais para execução de diversos programas e jogos. As versões mais recentes do .NET Framework não substituem as anteriores, portanto instale todas para evitar erros. Confira os links abaixo:

Plugins

Adobe Flash Player

Conteúdos animados (incluindo jogos diversos) e vídeos dos principais portais precisam deste plugin. Mantenha este plugin sempre atualizado para evitar erros e obter o melhor desempenho nos mais variados sites que usam a tecnologia.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Microsoft Silverlight

Tecnologia desenvolvida para competir com o Adobe Flash. Muitos sites utilizam este plugin, portanto instale no seu navegador quando for solicitado.

Java Runtime

Adicional essencial para executar aplicativos Java e acessar os sites de alguns bancos. Por motivos de segurança, este plugin deve ser atualizado constantemente.

Adobe Shockwave Player

Plugin utilizado na web para rodar programas e jogos. É bom mantê-lo instalado em seu computador, pois muitos sites requisitam este software.

Adobe AIR

A maior plataforma para aplicativos web ressurge com novos recursos e ainda mais compatibilidade para você. Execute diversos programas leves com esta tecnologia que oferece versatilidade.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Unity Web Player

Se você gosta de jogar através do navegador, vai precisar deste programinha. Ele é requisitado principalmente em sites que oferecem games com gráficos tridimensionais.

DirectX

A plataforma de bibliotecas DirectX é pré-requisito obrigatório para quem tem ou pretende ter games no PC.

Drivers

AMD Catalyst Display Driver

A AMD liberou os novos drivers para as placas de vídeo Radeon. Baixe o software apropriado para sua placa!

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

NVIDIA ForceWare GeForce Drivers

O Baixaki organizou os drivers para as placas de vídeo GeForce de todos os sistemas. É só escolher e baixar.

Slim Drivers

Está com problemas na sua máquina? Pode ser que algum driver esteja desatualizado ou instalado incorretamente. Este programa trabalha automaticamente e pode melhorar o desempenho do seu computador.

Double Driver

Ainda que tudo esteja em perfeita ordem, não custa criar um backup dos drivers que estão instalados em seu computador. Isso pode poupar um bom tempo em caso de problemas com os componentes de hardware.

Configuração do PC

CPU-Z

Os principais detalhes quanto aos componentes do seu computador são exibidos neste pequeno programa. Veja informações rápidas sobre a CPU, a memória RAM e a placa-mãe sem dificuldades.

GPU-Z

Parecido com o CPU-Z, este pequeno aplicativo oferece informações detalhadas sobre sua placa de vídeo. Tenha acesso às especificações da GPU, da memória de vídeo e de outros componentes.

Utilidades

CCleaner

Remova arquivos desnecessários, sujeiras do navegador e entradas inválidas do registro para melhorar o desempenho do seu PC. O programa é compatível com o Windows 7 e otimizado para o Windows 8.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Advanced Systemcare

Cuide da saúde do seu computador com um programa leve e simples de usar. Com um clique você pode limpar e reparar o Windows. Este software ainda oferece correção de erros e remoção de spywares!

Soluto

O computador está lento durante a inicialização? Realize melhorias drásticas no boot para iniciar o Windows em tempo recorde.

Desinstaladores de programas

Revo Uninstaller

Este software exclui até mesmo aqueles aplicativos que não querem ser removidos pelo gerenciador do Windows. Force a desinstalação e elimine as sujeiras que ficam escondidas no registro do sistema.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

IObit Uninstaller

Semelhante ao Revo, este progama desinstala aqueles aplicativos que grudam no computador e elimine qualquer vestígio nem que seja à força. Vale ter como opção secundária.

Navegadores

Mozilla Firefox

Um dos navegadores mais utilizados em todo o mundo, o Firefox oferece alta velocidade, segurança e uma enormidade de complementos.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Opera

Idolatrado por muitos, o Opera promete alta velocidade e uma experiência única na web. Conheça um navegador diferente!

Google Chrome

Ele é muito rápido, conta com apps próprios e oferece sincronia com contas Google. Se você quer um navegador leve e que oferece suporte até para jogos, o Chrome pode ser a opção perfeita.

Gerenciadores de downloads

Orbit Downloader

Baixe tudo o que desejar com este pequeno software que acelera, e muito, os downloads. Fique ligado se você estiver em uma rede, pois este programa pode afetar a velocidade de navegação dos demais computadores.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Free Download Manager

Acelera seus downloads em até 600% com um gerenciador completo e grátis que suporta torrents.

Antivírus

Avira AntiVir Personal

Atualizado diariamente, a versão gratuita deste conceituado antivírus garante alta segurança contra os diversos tipos de pragas da web.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

AVG Anti-Virus Free

Com visual renovado, este famoso antivírus promete segurança online contra malwares e proteção avançada com recursos online.

Avast! Free Antivirus

Um dos antivírus gratuitos mais populares está ainda mais robusto com ferramentas de verificação e proteção nas nuvens.

Reprodutores de mídia

iTunes

O iTunes é o player mais recomendado para quem usa produtos da Apple e para você que deseja comprar músicas. Interface simples, loja integrada e diversos recursos em um programa sempre atualizado!

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Songbird

Com interface robusta e atraente, o pássaro sonoro vem para conquistar aos que amam tanto o iTunes, mas que não querem a mesma opção de sempre. Player gratuito compatível com múltiplos formatos e que pode sintonizar rádios online.

K-Lite Mega Codec Pack

Um pacotão com tudo o que você precisa para reproduzir arquivos de vídeo. Ele traz uma enormidade de codecs e ainda vem com o player Media Player Classic.

Gom Player

Um player que dispensa a instalação manual de codecs. Completo, bonito e gratuito, o Gom executa seus arquivos de vídeo sem complicações.

Comunicação

Facebook Messenger

Converse com todos os seus amigos da rede social sem abrir o navegador. Este aplicativo oficial garante funcionalidade total do chat do Facebook.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

MSN Messenger 2012

Quer conversar com seus amigos do Facebook e não quer perder os contatos do MSN? A versão 2012 do programa traz integração com a rede social e ainda oferece toda a praticidade que você adora.

Skype

Visual renovado, chamadas em vídeo para grupos e conectividade com contas da Microsoft. Um software prático que garante alta qualidade em chamadas com áudio.

Edição de áudio e softwares para DJs

Virtual DJ

Aclamado por muitos, este software oferece diversas ferramentas para você fazer mixagens ao vivo e animar festas com uma série de efeitos sonoros.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Audacity

Editor totalmente gratuito com recursos profissionais e vários efeitos para você trabalhar com diversas faixas de áudio e obter resultados de alta qualidade.

Diversão

Google Earth

Que tal fazer uma viagem para qualquer lugar do mundo? Com o Google Earth, você pode explorar qualquer região do planeta Terra e da Lua.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Stellarium

Você já olhou para o espaço hoje? Além de um céu realista em 3D, o Stellarium oferece múltiplos cenários e recursos para você conhecer um pouco do universo.

Zygote Body Browser

Antigamente conhecido como Google Body Browser, este programa leva você em uma viagem inusitada. Desvende os mistérios do corpo humano com este programa que permite visualizar músculos, órgãos e ossos.

Troca de arquivos

µTorrent

Não sabe baixar seus arquivos favoritos por torrent? Com µTorrent é fácil! O programa é muito leve, rápido e totalmente gratuito.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

eMule

Um dos compartilhadores de arquivos mais baixados na internet. O eMule oferece uma enorme rede de arquivos e pessoas com arquivos raros.

Ares Galaxy

Ele veio para competir com o Shareaza e conquistou uma enormidade de fãs. Teste este famoso compartilhador de arquivos que oferece pesquisa de programas, imagens, vídeos e músicas.

Compactadores

WinRAR

Um dos melhores softwares do gênero continua oferecendo bom desempenho. Conheça todos os recursos deste programa que tem tradução para o nosso idioma.

7-Zip

Gratuito, prático e eficiente. Conheça um programa compatível com múltiplos formatos (incluindo o RAR e o ZIP) que oferece compactação e descompactação de arquivos em alta velocidade.

Recuperação de arquivos

Recuva

Recupera dados perdidos por exclusão acidental e até aqueles que você se esqueceu de salvar antes da formatação.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Pc Inspector File Recovery

Recupere arquivos até então dados como perdidos após uma exclusão acidental ou até mesmo formatação do HD.

Redo Backup and Recovery

Aplicativo gratuito e sem instalação que promete recuperar todos os arquivos de um disco rígido danificado.

Formatação e Partições

HDD Low Level Format Tool

Sem nenhuma dificuldade você formata discos de seu computador, deixando-os zeradinhos como novos!

Easeus Partition Master Home Edition

Particionador de discos gratuito que cria, remove e modifica partições do sistema de forma descomplicada.

TestDisk

Perdeu uma partição do seu HD? Não entre em desespero! Recupere-a de verdade com este software.

Ferramentas para backup

Dropbox

Utilitário prático para fazer backup e sincronizar seus arquivos na nuvem. Nunca mais perca suas fotos e documentos!

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Cobian Backup

Não deixe o inesperado pegá-lo de surpresa! Faça backups seguros de seus arquivos com este software.

Macrium Reflect Free

Faz uma imagem completa do seu Windows para você criar backups e não precisar formatar o computador.

Gravadores de Disco

CDBurnerXP

Programa gratuito que grava CDs e DVDs sem complicação.

DVD Shrink

Extrair e copiar DVDs inteiros, compactá-los e editá-los é muito simples com esta ferramenta.

Utilidades para Desktop

Fences

Faça uma revolução no seu desktop com este programa que coloca tudo em ordem e deixa seu PC mais bonito!

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Yet anOther Desktop Manager 3D

Desfrute de um dos recursos mais bonitos (e invejados) do Linux no seu Windows: o desktop 3D.

Quais são os seus programas preferidos?

Nosso “Kit Básico” acaba aqui, mas claro que você não precisa utilizar todos os programas indicados. Quem sabe suas dicas sejam mais úteis para outras pessoas, portanto, se você usa outros softwares interessantes, aproveite a área de comentários para deixar suas sugestões.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.