Logo Physamajig Ícone

Physamajig

Grátis
9.61 MB
Funciona em: Symbian
8
Adicionado em : 31/07/2013 Spritehand
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Ana Paula Pereira
Crie jogos a partir de um editor inteiramente visual utilizando cadeias de ações

Physamajig é uma interface de desenvolvimento de jogos, incluindo os itens necessários para você começar do zero.

Com ele, você possui um ambiente gráfico e um editor no estilo “what you se is what you get” para criar o seu game, mesmo sem maiores afinidades com linguagem de programação ou design.

Além disso, o programa traz vários exemplos para você compreender o seu funcionamento, com a possibilidade de você editar um modelo já pronto. Dessa forma, mesmo que você não possua muita afinidade com esse tipo de editor, pode entender rapidamente a sua mecânica de uso.

Montando um game

Por mais que você tenha uma ótima ideia para um joguinho, a falta de afinidade com o processo de criação do game pode ser um fator limitante. Isso é ainda pior quando você não possui experiência com uma linguagem de programação adequada para a tarefa e nem com o design para a montagem dos gráficos. Por isso, programas como o Physamajig podem ser de grande ajuda.

Tela inicial do programa

O objetivo da aplicação é facilitar o trabalho, fornecendo uma ferramenta que ajude os produtores com todos os processos envolvendo a criação de um game simples. A ideia é que você seja capaz de gerar um jogo de passatempo nos quais as ações sejam ativadas por gatilhos, inclusive com a possibilidade de acrescentar a interferência da física nas respostas.

Iniciando o processo

Para você começar, o primeiro passo consiste em definir se você deseja começar a sua criação do zero ou editar um modelo já pronto. Caso você opte pela primeira opção, clique na alternativa “Add a new creation”. Em seguida, veja que o editor é aberto na tela para que você possa montar o cenário e as ações envolvidas.

Criando o cenário

A tela é dividida em dois setores, sendo a porção principal destinada para a criação da parte gráfica do game. Na parte inferior da interface há uma barra de ferramentas, com os itens agrupados em categorias. Ao clicar em qualquer um dos botões presentes nela você obtém todas as opções disponíveis.

Então, basicamente, o que você precisa fazer é compor os itens desejados na tela conforme desejar. Em seguida, é necessário apenas ajustar as ações associadas a cada objeto e como elas são ativadas, criando gatilhos e tarefas associadas a eles.

Editando um game

Caso deseje, também há a opção de você modificar um joguinho que já foi criado. Para isso, basta escolher qualquer um dos games disponíveis no setor “Sample creations” e clicar nele para que seja aberto em uma nova tela. Ali, você tem a opção de jogar, clicando em “Play” ou começar a edição, escolhendo a alternativa “Edit game”.

Editando um jogo

No caso da segunda opção, a janela do editor é aberta com uma imagem do gráfico do jogo e você pode fazer as alterações que julgar necessárias.

Nossa Opinião sobre o Physamajig

Physamajig traz uma alternativa de editor especializado no desenvolvimento de jogos. Logo ao abrir o programa, você já percebe que a interface é realmente amigável, trazendo as funções bem organizadas a partir de uma barra de ferramentas, além disso, o fato de elas estarem dispostas na forma de botão facilita a identificação visual da opção.

Uma grande vantagem também é o fato de o programa ser especializado. Dessa maneira, quem cria jogos possui uma forma de otimizar o desenvolvimento do game como um todo, uma vez que as ferramentas necessárias estão disponíveis no mesmo aplicativo e de maneira apropriada para o uso nesse tipo de projeto. Inclusive, há vários exemplos na tela central do software para quem está começando agora.

Além disso, o que pode ser considerado muito positivo é o fato de o programa ser extremamente leve. O consumo de recursos do computador é tão pequeno que não há qualquer tipo de travamento ou dificuldade para utilizar a máquina enquanto o aplicativo estiver aberto. Isso é um comportamento que certamente merece destaque.

O desenvolvimento é feito de forma gráfica, mas, talvez o excesso de ferramentas disponíveis venha a causar certa confusão nas primeiras tentativas. Entretanto, após explorar os recursos presentes no programa certamente você vai descobrir que a sua utilização é muito mais simples do que poderia aparentar em um primeiro momento.

Dessa forma, o Physamajig é uma ótima ferramenta e certamente um bom aplicativo para quem precisa de algo especializado para desenvolver jogos.

Prós & Contras

Prós

  • Interface amigável
  • Editor inteiramente visual
  • Mecanismo baseado em cadeias de ações

Contras

  • Interface em inglês
  • Apenas games simples

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Physamajig

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação